Total de visualizações de página

22 de mar. de 2011

PLANEJAMENTO: TURMA FAIXA ETÁRIA DE DOIS ANOS

PLANEJAMENTO DE 21 A 25 DE MARÇO-2011


TEMA: Aprendendo a usar os recursos da sala de aula

Objetivos:

• Identificar os objetos de uso pessoal;

• Identificar o lugar de cada objeto de uso pessoal: mochila, canequinha, fronha do travesseiro, toalha, pastinha das atividades, lugar dos seus calçados, bonequinho da chamada, escova de dente, escova de cabelos;

• Aprender que os objetos de uso pessoal só podem ser usados pela pessoa ao qual pertence;

• Construir uma relação mais íntima e familiar com o ambiente da sala de aula;

• Desenvolver a autonomia e a identidade, identificando seus objetos pessoais, reconhecendo que os colegas também possuem e manipulando-os com a orientação das professoras;

• Desenvolver a coordenação viso motora;


2ª FEIRA: Colméia Porta-sapato

HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento



“A barata diz que tem

um sapato de veludo

É mentira da barata

Ela tem é o pé peludo

Há há há Ho ho ho

Ela tem o pé peludo

A barata diz que tem

Um sapato de fivela

É mentira da barata

O sapato é da mãe dela

Há há há Ho ho ho

O sapato é da mãe dela.”



Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas pelas professoras a colocar seu calçado no Porta-sapato, cada um no seu devido lugar.



JOGO SIMBÓLICO:

Representar a história da Cinderela, na ação de colocar o calçado. Colocar todos os calçados em cima do tapete; a criança deverá identificar o seu calçado e colocá-lo com a ajuda da professora.



ATIV. CRIADORA:

Carimbo de pés:

A professora passa tinta guache na sola do pé de cada criança, carimbando-o em uma cartolina. Após, recortar cada um e expor os pezinhos, fazendo um caminho com estes na parede, em volta do Porta-sapato, para decoração.



ATV. DE LETRAMENTO:

Contar história da Cinderela.



ATIV. LIVRE:

Pracinha.

ATIV. DIRIGIDA:

Na área coberta, após brincar no pula-pula, cada um deverá colocar o seu próprio sapato, com orientação das professoras. HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento.



“Guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quando eu guardo tudo, fica tudo arrumadinho.”

Conversar com as crianças sobre a importância de guarda os brinquedos nos lugares depois da brincadeira.





JOGO SIMBÓLICO:

Não haverá.

ATIV. CRIADORA:



ATIV. LIVRE:

Pela manhã: Na Pracinha, à tarde, área coberta.



ATV. DE LETRAMENTO:

Historinha em que o personagem guarda os brinquedos nos devidos lugares após brincar.



ATIV. DIRIGIDA:

Após a brincadeira livre, orientar as crianças para que guardem os brinquedos fazendo a classificação e a seriação.

3@  FEIRA

 HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento aprendidas nas aulas anteriores.

Conversar com as crianças sobre a importância de cada um tomar água no seu copo, que deve ser colocado no ganchinho identificado pela fotografia de cada criança. Ainda na rodinha, cada criança pega o seu copo da bandeja e uma por uma, coloca-o no lugar. Vibrar e bater palmas quando cada criança cumpre com a tarefa.



JOGO SIMBÓLICO:

Brincar com carrinhos construindo as pistas com os legos em forma de pista.



ATIV. CRIADORA:

Não haverá atv. Criadora.



ATIV. LIVRE:

O tempo de atividade livre será dividido para a pracinha e brincadeiras na área coberta.



ATV. DE

LETRAMENTO:

Não haverá.



ATIV. DIRIGIDA:

BOLA NA CESTA:

Cada criança receberá uma bola e orientada pela professora, tentar acertar a bola na cesta.

Cantando a música aprendida na aula anterior, passar pelo túnel de tecido, orientada pelas professoras.

QUARTA FEIRA

HORA DA RODINHA:

Músicas da rotina.

Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas a buscar seus travesseiros, reconhecendo a fronha de cada um. Neste dia a rodinha será feita com os travesseiros e não com as almofadas. Realizar manifestações de carinho para com o travesseiro, dar abraços, beijinhos, etc.

Música: “Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo, e dá um abraço no amigo (abraçar o travesseiro).



JOGO SIMBÓLICO:

Com as bonecas e os travesseiros, brincar de casinha. Estimular a criança a colocar a boneca para dormir, etc.

Música: Nana, nenê, nana nenê, papai foi trabalhar e a mamãe também! Repetir a canção de ninar.



ATIV. CRIADORA:

Mãozinha no travesseiro:

A professora pinta a palma da mão de cada criança e estas carimbam a fronha do travesseiro, cada um, a sua.



ATIV. LIVRE:

Pracinha pela manhã, pracinha de areia à tarde.



ATV. DE LETRAMENTO:

Não haverá.



ATIV. DIRIGIDA:

Dispor as crianças em fila e a professora jogará o travesseiro, cada um para seu respectivo dono. A criança tentará pegá-lo sem deixar cair no chão.

QUINTA F.
HORA DA RODINHA:

Canções aprendidas na semana.

Música:

FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA

E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA

EU SACUDI,SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO

E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



Ainda na rodinha fazer a demonstracão que antes de deitar no colchão na hora de dormir, as criancas devem tirar os calcados dos pés e colocá-los no porta calcados.



JOGO SIMBÓLICO:

Brincar de salão de beleza, aproveitar para conversar sobre a importância de cada um usar o seu pente ou escova de cabelo.



ATIV. CRIADORA: Será realizada como tema de casa.



ATIV. LIVRE:

Dispor para as crianças os brinquedos da sala de aula de suas preferências.



ATV. DE LETRAMENTO:

Não haverá.



ATIV. DIRIGIDA:

Dispor as crianças em círculo, retirar o calcadinho de todas elas e colocá-los no centro da rodinha. Cada criança deverá buscar o par de calcados que lhe pertence e colocá-los nos pés com a ajuda das professoras.





SEXTA F.
Músicas trabalhadas na semana:

HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento:

1)“Bom dia amiguinho como vai, a nossa amizade nunca sai, faremos o possível para sermos bons amigos, bom dia amiguinho como vai?”

2)“Se tem sol, se faz frio ou vai chover, tudo bem, sou feliz, com amor, muita paz e alegria, vamos saudar este novo dia, bom dia!”

3) “Amiguinhos, amiguinhos, olham o sol, olham o sol, ele está brilhando, ele está brilhando, que legal, que legal.”

APRENDER AS PARTES DO ROSTO

4) “Janela, janelinha, porta, campainha, pibiiiit!” (cantar colocando o dedo nos olhos, nariz e boca).

APRENDER A CONTAR E DESENVOLVER A COORDENACÃO VISOMOTORA

5) “Passa, passará, quem de trás ficará, seu Martinho pescador, dá licença de eu passar, passa um, passa dois, passa três (e assim sucessivamente, enquanto passar crianças)...”

RECONHECER A SUA FRONHA

6) “Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo, e dá um abraço no amigo (abraçar o travesseiro).

CANCÃO DE NINAR:

7) “Nana, nenê, nana nenê, papai foi trabalhar e a mamãe também! Repetir a canção de ninar.”


2 comentários:

Unknown disse...

muito bom o plano.....parabens....queria atividades assim pra semana toda com tema da pascoa ..pois é mais dificil encontrar atividades fora do papel...

Unknown disse...

muito bom o plano.....parabens....queria atividades assim pra semana toda com tema da pascoa ..pois é mais dificil encontrar atividades fora do papel...