PLANEJAMENTO DE 21 A 25 DE MARÇO-2011
TEMA: Aprendendo a usar os recursos da sala de aula
Objetivos:
• Identificar os objetos de uso pessoal;
• Identificar o lugar de cada objeto de uso pessoal: mochila, canequinha, fronha do travesseiro, toalha, pastinha das atividades, lugar dos seus calçados, bonequinho da chamada, escova de dente, escova de cabelos;
• Aprender que os objetos de uso pessoal só podem ser usados pela pessoa ao qual pertence;
• Construir uma relação mais íntima e familiar com o ambiente da sala de aula;
• Desenvolver a autonomia e a identidade, identificando seus objetos pessoais, reconhecendo que os colegas também possuem e manipulando-os com a orientação das professoras;
• Desenvolver a coordenação viso motora;
2ª FEIRA: Colméia Porta-sapato
HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento
“A barata diz que tem
um sapato de veludo
É mentira da barata
Ela tem é o pé peludo
Há há há Ho ho ho
Ela tem o pé peludo
A barata diz que tem
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela
Há há há Ho ho ho
O sapato é da mãe dela.”
Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas pelas professoras a colocar seu calçado no Porta-sapato, cada um no seu devido lugar.
JOGO SIMBÓLICO:
Representar a história da Cinderela, na ação de colocar o calçado. Colocar todos os calçados em cima do tapete; a criança deverá identificar o seu calçado e colocá-lo com a ajuda da professora.
ATIV. CRIADORA:
Carimbo de pés:
A professora passa tinta guache na sola do pé de cada criança, carimbando-o em uma cartolina. Após, recortar cada um e expor os pezinhos, fazendo um caminho com estes na parede, em volta do Porta-sapato, para decoração.
ATV. DE LETRAMENTO:
Contar história da Cinderela.
ATIV. LIVRE:
Pracinha.
ATIV. DIRIGIDA:
Na área coberta, após brincar no pula-pula, cada um deverá colocar o seu próprio sapato, com orientação das professoras. HORA DA RODINHA:
Músicas de cumprimento.
“Guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quando eu guardo tudo, fica tudo arrumadinho.”
Conversar com as crianças sobre a importância de guarda os brinquedos nos lugares depois da brincadeira.
JOGO SIMBÓLICO:
Não haverá.
ATIV. CRIADORA:
ATIV. LIVRE:
Pela manhã: Na Pracinha, à tarde, área coberta.
ATV. DE LETRAMENTO:
Historinha em que o personagem guarda os brinquedos nos devidos lugares após brincar.
ATIV. DIRIGIDA:
Após a brincadeira livre, orientar as crianças para que guardem os brinquedos fazendo a classificação e a seriação.
3@ FEIRA
HORA DA RODINHA:
Músicas de cumprimento aprendidas nas aulas anteriores.
Conversar com as crianças sobre a importância de cada um tomar água no seu copo, que deve ser colocado no ganchinho identificado pela fotografia de cada criança. Ainda na rodinha, cada criança pega o seu copo da bandeja e uma por uma, coloca-o no lugar. Vibrar e bater palmas quando cada criança cumpre com a tarefa.
JOGO SIMBÓLICO:
Brincar com carrinhos construindo as pistas com os legos em forma de pista.
ATIV. CRIADORA:
Não haverá atv. Criadora.
ATIV. LIVRE:
O tempo de atividade livre será dividido para a pracinha e brincadeiras na área coberta.
ATV. DE
LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
BOLA NA CESTA:
Cada criança receberá uma bola e orientada pela professora, tentar acertar a bola na cesta.
Cantando a música aprendida na aula anterior, passar pelo túnel de tecido, orientada pelas professoras.
QUARTA FEIRA
HORA DA RODINHA:
Músicas da rotina.
Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas a buscar seus travesseiros, reconhecendo a fronha de cada um. Neste dia a rodinha será feita com os travesseiros e não com as almofadas. Realizar manifestações de carinho para com o travesseiro, dar abraços, beijinhos, etc.
Música: “Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo, e dá um abraço no amigo (abraçar o travesseiro).
JOGO SIMBÓLICO:
Com as bonecas e os travesseiros, brincar de casinha. Estimular a criança a colocar a boneca para dormir, etc.
Música: Nana, nenê, nana nenê, papai foi trabalhar e a mamãe também! Repetir a canção de ninar.
ATIV. CRIADORA:
Mãozinha no travesseiro:
A professora pinta a palma da mão de cada criança e estas carimbam a fronha do travesseiro, cada um, a sua.
ATIV. LIVRE:
Pracinha pela manhã, pracinha de areia à tarde.
ATV. DE LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
Dispor as crianças em fila e a professora jogará o travesseiro, cada um para seu respectivo dono. A criança tentará pegá-lo sem deixar cair no chão.
QUINTA F.
HORA DA RODINHA:
Canções aprendidas na semana.
Música:
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
Ainda na rodinha fazer a demonstracão que antes de deitar no colchão na hora de dormir, as criancas devem tirar os calcados dos pés e colocá-los no porta calcados.
JOGO SIMBÓLICO:
Brincar de salão de beleza, aproveitar para conversar sobre a importância de cada um usar o seu pente ou escova de cabelo.
ATIV. CRIADORA: Será realizada como tema de casa.
ATIV. LIVRE:
Dispor para as crianças os brinquedos da sala de aula de suas preferências.
ATV. DE LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
Dispor as crianças em círculo, retirar o calcadinho de todas elas e colocá-los no centro da rodinha. Cada criança deverá buscar o par de calcados que lhe pertence e colocá-los nos pés com a ajuda das professoras.
SEXTA F.
Músicas trabalhadas na semana:
HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento:
1)“Bom dia amiguinho como vai, a nossa amizade nunca sai, faremos o possível para sermos bons amigos, bom dia amiguinho como vai?”
2)“Se tem sol, se faz frio ou vai chover, tudo bem, sou feliz, com amor, muita paz e alegria, vamos saudar este novo dia, bom dia!”
3) “Amiguinhos, amiguinhos, olham o sol, olham o sol, ele está brilhando, ele está brilhando, que legal, que legal.”
APRENDER AS PARTES DO ROSTO
4) “Janela, janelinha, porta, campainha, pibiiiit!” (cantar colocando o dedo nos olhos, nariz e boca).
APRENDER A CONTAR E DESENVOLVER A COORDENACÃO VISOMOTORA
5) “Passa, passará, quem de trás ficará, seu Martinho pescador, dá licença de eu passar, passa um, passa dois, passa três (e assim sucessivamente, enquanto passar crianças)...”
RECONHECER A SUA FRONHA
6) “Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo, e dá um abraço no amigo (abraçar o travesseiro).
CANCÃO DE NINAR:
7) “Nana, nenê, nana nenê, papai foi trabalhar e a mamãe também! Repetir a canção de ninar.”
TEMA: Aprendendo a usar os recursos da sala de aula
Objetivos:
• Identificar os objetos de uso pessoal;
• Identificar o lugar de cada objeto de uso pessoal: mochila, canequinha, fronha do travesseiro, toalha, pastinha das atividades, lugar dos seus calçados, bonequinho da chamada, escova de dente, escova de cabelos;
• Aprender que os objetos de uso pessoal só podem ser usados pela pessoa ao qual pertence;
• Construir uma relação mais íntima e familiar com o ambiente da sala de aula;
• Desenvolver a autonomia e a identidade, identificando seus objetos pessoais, reconhecendo que os colegas também possuem e manipulando-os com a orientação das professoras;
• Desenvolver a coordenação viso motora;
2ª FEIRA: Colméia Porta-sapato
HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento
“A barata diz que tem
um sapato de veludo
É mentira da barata
Ela tem é o pé peludo
Há há há Ho ho ho
Ela tem o pé peludo
A barata diz que tem
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela
Há há há Ho ho ho
O sapato é da mãe dela.”
Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas pelas professoras a colocar seu calçado no Porta-sapato, cada um no seu devido lugar.
JOGO SIMBÓLICO:
Representar a história da Cinderela, na ação de colocar o calçado. Colocar todos os calçados em cima do tapete; a criança deverá identificar o seu calçado e colocá-lo com a ajuda da professora.
ATIV. CRIADORA:
Carimbo de pés:
A professora passa tinta guache na sola do pé de cada criança, carimbando-o em uma cartolina. Após, recortar cada um e expor os pezinhos, fazendo um caminho com estes na parede, em volta do Porta-sapato, para decoração.
ATV. DE LETRAMENTO:
Contar história da Cinderela.
ATIV. LIVRE:
Pracinha.
ATIV. DIRIGIDA:
Na área coberta, após brincar no pula-pula, cada um deverá colocar o seu próprio sapato, com orientação das professoras. HORA DA RODINHA:
Músicas de cumprimento.
“Guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quando eu guardo tudo, fica tudo arrumadinho.”
Conversar com as crianças sobre a importância de guarda os brinquedos nos lugares depois da brincadeira.
JOGO SIMBÓLICO:
Não haverá.
ATIV. CRIADORA:
ATIV. LIVRE:
Pela manhã: Na Pracinha, à tarde, área coberta.
ATV. DE LETRAMENTO:
Historinha em que o personagem guarda os brinquedos nos devidos lugares após brincar.
ATIV. DIRIGIDA:
Após a brincadeira livre, orientar as crianças para que guardem os brinquedos fazendo a classificação e a seriação.
3@ FEIRA
HORA DA RODINHA:
Músicas de cumprimento aprendidas nas aulas anteriores.
Conversar com as crianças sobre a importância de cada um tomar água no seu copo, que deve ser colocado no ganchinho identificado pela fotografia de cada criança. Ainda na rodinha, cada criança pega o seu copo da bandeja e uma por uma, coloca-o no lugar. Vibrar e bater palmas quando cada criança cumpre com a tarefa.
JOGO SIMBÓLICO:
Brincar com carrinhos construindo as pistas com os legos em forma de pista.
ATIV. CRIADORA:
Não haverá atv. Criadora.
ATIV. LIVRE:
O tempo de atividade livre será dividido para a pracinha e brincadeiras na área coberta.
ATV. DE
LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
BOLA NA CESTA:
Cada criança receberá uma bola e orientada pela professora, tentar acertar a bola na cesta.
Cantando a música aprendida na aula anterior, passar pelo túnel de tecido, orientada pelas professoras.
QUARTA FEIRA
HORA DA RODINHA:
Músicas da rotina.
Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas a buscar seus travesseiros, reconhecendo a fronha de cada um. Neste dia a rodinha será feita com os travesseiros e não com as almofadas. Realizar manifestações de carinho para com o travesseiro, dar abraços, beijinhos, etc.
Música: “Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo, e dá um abraço no amigo (abraçar o travesseiro).
JOGO SIMBÓLICO:
Com as bonecas e os travesseiros, brincar de casinha. Estimular a criança a colocar a boneca para dormir, etc.
Música: Nana, nenê, nana nenê, papai foi trabalhar e a mamãe também! Repetir a canção de ninar.
ATIV. CRIADORA:
Mãozinha no travesseiro:
A professora pinta a palma da mão de cada criança e estas carimbam a fronha do travesseiro, cada um, a sua.
ATIV. LIVRE:
Pracinha pela manhã, pracinha de areia à tarde.
ATV. DE LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
Dispor as crianças em fila e a professora jogará o travesseiro, cada um para seu respectivo dono. A criança tentará pegá-lo sem deixar cair no chão.
QUINTA F.
HORA DA RODINHA:
Canções aprendidas na semana.
Música:
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
Ainda na rodinha fazer a demonstracão que antes de deitar no colchão na hora de dormir, as criancas devem tirar os calcados dos pés e colocá-los no porta calcados.
JOGO SIMBÓLICO:
Brincar de salão de beleza, aproveitar para conversar sobre a importância de cada um usar o seu pente ou escova de cabelo.
ATIV. CRIADORA: Será realizada como tema de casa.
ATIV. LIVRE:
Dispor para as crianças os brinquedos da sala de aula de suas preferências.
ATV. DE LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
Dispor as crianças em círculo, retirar o calcadinho de todas elas e colocá-los no centro da rodinha. Cada criança deverá buscar o par de calcados que lhe pertence e colocá-los nos pés com a ajuda das professoras.
SEXTA F.
Músicas trabalhadas na semana:
HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento:
1)“Bom dia amiguinho como vai, a nossa amizade nunca sai, faremos o possível para sermos bons amigos, bom dia amiguinho como vai?”
2)“Se tem sol, se faz frio ou vai chover, tudo bem, sou feliz, com amor, muita paz e alegria, vamos saudar este novo dia, bom dia!”
3) “Amiguinhos, amiguinhos, olham o sol, olham o sol, ele está brilhando, ele está brilhando, que legal, que legal.”
APRENDER AS PARTES DO ROSTO
4) “Janela, janelinha, porta, campainha, pibiiiit!” (cantar colocando o dedo nos olhos, nariz e boca).
APRENDER A CONTAR E DESENVOLVER A COORDENACÃO VISOMOTORA
5) “Passa, passará, quem de trás ficará, seu Martinho pescador, dá licença de eu passar, passa um, passa dois, passa três (e assim sucessivamente, enquanto passar crianças)...”
RECONHECER A SUA FRONHA
6) “Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo, e dá um abraço no amigo (abraçar o travesseiro).
CANCÃO DE NINAR:
7) “Nana, nenê, nana nenê, papai foi trabalhar e a mamãe também! Repetir a canção de ninar.”
2 comentários:
muito bom o plano.....parabens....queria atividades assim pra semana toda com tema da pascoa ..pois é mais dificil encontrar atividades fora do papel...
muito bom o plano.....parabens....queria atividades assim pra semana toda com tema da pascoa ..pois é mais dificil encontrar atividades fora do papel...
Postar um comentário