PLANEJAMENTO DE 21 A 25 DE MARÇO-2011
TEMA: Aprendendo a usar os recursos da sala de aula
Objetivos:
• Desenvolver o hábito de usar os recursos da sala de aula corretamente;
• Desenvolver a coordenação motora ampla;
• Reconhecer os próprios calçados;
• Fazer classificação e seriação através da ação de guardar os brinquedos nos seus devidos lugares;
• Ampliar as aprendizagens que favorecem o desenvolvimento da autonomia;
2ª FEIRA: Colméia Porta-sapato
HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento
“A barata diz que tem
um sapato de veludo
É mentira da barata
Ela tem é o pé peludo
Há há há Ho ho ho
Ela tem o pé peludo
A barata diz que tem
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela
Há há há Ho ho ho
O sapato é da mãe dela.”
Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas pelas professoras a colocar seu calçado no Porta-sapato, cada um no seu devido lugar.
JOGO SIMBÓLICO:
Representar a história da Cinderela, na ação de colocar o calçado. Colocar todos os calçados em cima do tapete; a criança deverá identificar o seu calçado e colocá-lo com a ajuda da professora.
ATIV. CRIADORA:
Carimbo de pés:
A professora passa tinta guache na sola do pé de cada criança, carimbando-o em uma cartolina. Após, recortar cada um e expor os pezinhos, fazendo um caminho com estes na parede, em volta do Porta-sapato, para decoração.
ATV. DE LETRAMENTO:
Contar história da Cinderela.
ATIV. LIVRE:
Pracinha.
ATIV. DIRIGIDA:
Na área coberta, após brincar no pula-pula, cada um deverá colocar o seu próprio sapato, com orientação das professoras.
3ªFEIRA: Brinquedos
HORA DA RODINHA:
Músicas de cumprimento.
“Guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quando eu guardo tudo, fica tudo arrumadinho.”
Conversar com as crianças sobre a importância de guarda os brinquedos nos lugares depois da brincadeira.
JOGO SIMBÓLICO:
Não haverá.
ATIV. CRIADORA:
Em anexo
ATIV. LIVRE:
Manhã: na Pracinha
Tarde: área coberta.
ATV. DE LETRAMENTO:
Historinha em que o personagem guarda os brinquedos nos devidos lugares após brincar.
ATIV. DIRIGIDA:
Após a brincadeira livre, orientar as crianças para que guardem os brinquedos fazendo a classificação e a seriação.
4ª FEIRA: Vaso sanitário
HORA DA RODINHA:
Músicas de cumprimento.
“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada, ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão.
Ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede.
Ninguém podia fazer xixi, porque banheiro não tinha ali.
Mas, era feita com muito esmero, na rua dos bobos, número zero.”
Conversar com as crianças sobre a maneira correta de fazer xixi e cocô no vaso, jogar o papel usado no lixo, não desperdiçar o papel higiênico, lavar as Mao após usar o banheiro, etc. Aproveitar o tema para conversar com as crianças sobre a possibilidade de deixar de usar fraldas.
JOGO SIMBÓLICO:
Brincar de bonecas e com o penico.
ATIV. CRIADORA:
Realizar a atividade criadora com as crianças que por ventura, estiveram ausentes na aula anterior, bem como dar continuidade, caso necessário.
ATIV. LIVRE:
Pracinha.
ATV. DE
LETRAMENTO:
Não haverá neste dia.
ATIV. DIRIGIDA:
Atividade de equilíbrio.
Na área coberta, dispor as crianças em fila e orientá-las, uma a uma, a andar em cima de um banco comprido.
5ª FEIRA: Pia do banheiro
HORA DA RODINHA:
Músicas da rotina.
Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas à respeito de como utilizar corretamente a pia do banheiro, em que momento é necessário lavar as mãos e o rosto.
Música:
“Sai a água da torneira,
Faz espuma com sabão, pra comer a comidinha,
Vou lavar as minhas mãos!” (melodia do para bens a você)
ATIV. CRIADORA:
Móbile das pombinhas:
Carimbar as mãos das crianças, com tinta, uma folha de papel, recortar e construir um móbile de pombas para a sala de aula.
ATIV. LIVRE:
Pracinha pela manhã, pracinha de areia à tarde.
ATV. DE LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
Cantando a música aprendida, representá-la com os gestos e dança.
6ª FEIRA:Hora do dormitório
HORA DA RODINHA:
Canções aprendidas na semana.
Conversar sobre a hora da higiene, antes do almoço quando os colchões já estão dispostos no chão da sala. Não será permitido subir em cima dos colchonetes par não sujá-los. Quando no dormitório, não é permitido conversar para não acordar os coleguinhas.
ATIV. CRIADORA: Será realizada como tema de casa.
ATIV. LIVRE:
Dispor para as crianças os brinquedos da sala de aula de suas preferências.
ATV. DE LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
Na área coberta, as crianças devem caminhar por um caminho desenhado no chão com giz branco.
EMEI Branca de Neve - NH
Querida família
Para as atividades da próxima semana, vamos precisar dos seguintes materiais de sucata:
- tampinhas de garrafa de refrigerante;
- tampas de garrafas de amaciante;
- 1 pote de iogurte (garrafinha);
- 1 frasco de desodorante roll-on vazio.
Obrigada,
professoras Elisângela e Leticia
TEMA: Aprendendo a usar os recursos da sala de aula
Objetivos:
• Desenvolver o hábito de usar os recursos da sala de aula corretamente;
• Desenvolver a coordenação motora ampla;
• Reconhecer os próprios calçados;
• Fazer classificação e seriação através da ação de guardar os brinquedos nos seus devidos lugares;
• Ampliar as aprendizagens que favorecem o desenvolvimento da autonomia;
2ª FEIRA: Colméia Porta-sapato
HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento
“A barata diz que tem
um sapato de veludo
É mentira da barata
Ela tem é o pé peludo
Há há há Ho ho ho
Ela tem o pé peludo
A barata diz que tem
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela
Há há há Ho ho ho
O sapato é da mãe dela.”
Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas pelas professoras a colocar seu calçado no Porta-sapato, cada um no seu devido lugar.
JOGO SIMBÓLICO:
Representar a história da Cinderela, na ação de colocar o calçado. Colocar todos os calçados em cima do tapete; a criança deverá identificar o seu calçado e colocá-lo com a ajuda da professora.
ATIV. CRIADORA:
Carimbo de pés:
A professora passa tinta guache na sola do pé de cada criança, carimbando-o em uma cartolina. Após, recortar cada um e expor os pezinhos, fazendo um caminho com estes na parede, em volta do Porta-sapato, para decoração.
ATV. DE LETRAMENTO:
Contar história da Cinderela.
ATIV. LIVRE:
Pracinha.
ATIV. DIRIGIDA:
Na área coberta, após brincar no pula-pula, cada um deverá colocar o seu próprio sapato, com orientação das professoras.
3ªFEIRA: Brinquedos
HORA DA RODINHA:
Músicas de cumprimento.
“Guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quando eu guardo tudo, fica tudo arrumadinho.”
Conversar com as crianças sobre a importância de guarda os brinquedos nos lugares depois da brincadeira.
JOGO SIMBÓLICO:
Não haverá.
ATIV. CRIADORA:
Em anexo
ATIV. LIVRE:
Manhã: na Pracinha
Tarde: área coberta.
ATV. DE LETRAMENTO:
Historinha em que o personagem guarda os brinquedos nos devidos lugares após brincar.
ATIV. DIRIGIDA:
Após a brincadeira livre, orientar as crianças para que guardem os brinquedos fazendo a classificação e a seriação.
4ª FEIRA: Vaso sanitário
HORA DA RODINHA:
Músicas de cumprimento.
“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada, ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão.
Ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede.
Ninguém podia fazer xixi, porque banheiro não tinha ali.
Mas, era feita com muito esmero, na rua dos bobos, número zero.”
Conversar com as crianças sobre a maneira correta de fazer xixi e cocô no vaso, jogar o papel usado no lixo, não desperdiçar o papel higiênico, lavar as Mao após usar o banheiro, etc. Aproveitar o tema para conversar com as crianças sobre a possibilidade de deixar de usar fraldas.
JOGO SIMBÓLICO:
Brincar de bonecas e com o penico.
ATIV. CRIADORA:
Realizar a atividade criadora com as crianças que por ventura, estiveram ausentes na aula anterior, bem como dar continuidade, caso necessário.
ATIV. LIVRE:
Pracinha.
ATV. DE
LETRAMENTO:
Não haverá neste dia.
ATIV. DIRIGIDA:
Atividade de equilíbrio.
Na área coberta, dispor as crianças em fila e orientá-las, uma a uma, a andar em cima de um banco comprido.
5ª FEIRA: Pia do banheiro
HORA DA RODINHA:
Músicas da rotina.
Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas à respeito de como utilizar corretamente a pia do banheiro, em que momento é necessário lavar as mãos e o rosto.
Música:
“Sai a água da torneira,
Faz espuma com sabão, pra comer a comidinha,
Vou lavar as minhas mãos!” (melodia do para bens a você)
ATIV. CRIADORA:
Móbile das pombinhas:
Carimbar as mãos das crianças, com tinta, uma folha de papel, recortar e construir um móbile de pombas para a sala de aula.
ATIV. LIVRE:
Pracinha pela manhã, pracinha de areia à tarde.
ATV. DE LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
Cantando a música aprendida, representá-la com os gestos e dança.
6ª FEIRA:Hora do dormitório
HORA DA RODINHA:
Canções aprendidas na semana.
Conversar sobre a hora da higiene, antes do almoço quando os colchões já estão dispostos no chão da sala. Não será permitido subir em cima dos colchonetes par não sujá-los. Quando no dormitório, não é permitido conversar para não acordar os coleguinhas.
ATIV. CRIADORA: Será realizada como tema de casa.
ATIV. LIVRE:
Dispor para as crianças os brinquedos da sala de aula de suas preferências.
ATV. DE LETRAMENTO:
Não haverá.
ATIV. DIRIGIDA:
Na área coberta, as crianças devem caminhar por um caminho desenhado no chão com giz branco.
EMEI Branca de Neve - NH
Querida família
Para as atividades da próxima semana, vamos precisar dos seguintes materiais de sucata:
- tampinhas de garrafa de refrigerante;
- tampas de garrafas de amaciante;
- 1 pote de iogurte (garrafinha);
- 1 frasco de desodorante roll-on vazio.
Obrigada,
professoras Elisângela e Leticia
Nenhum comentário:
Postar um comentário