Total de visualizações de página

8 de jul de 2007

OI AMIGOS...QUERO COMPARTILHAR COM TODOS A ATIVIDADE DA INTERDISCIPLINA ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA A.

ALUNA: Elisângela Rodrigues
PROFESSORA:ESTELA CARVALHO BENEVONUTO


A Maquinaria Escolar: primeira parte


1 – Em que período histórico foi criada a escola, tal como conhecemos hoje em dia? Você tem informações acerca da existência de instituições similares à escola em períodos históricos do passado, tais como Grécia Antiga, China, Revolução Francesa, entre os egípcios, etc.? Pense sobre isso, e escreva o que você sabe acerca da origem da escola, nesse modelo que a conhecemos hoje?
O que conhecemos hoje como escola é uma evolução de academias que desde a Grécia antiga existem. O modelo originário da escola moderna vem da idade media a partir do século XIX, e foi criada pela igreja católica, a academia escolástica era uma espécie de universidade onde eram estudadas disciplinas como religião, filosofia, humanidades, geometria e música. A Escola se tornou um meio de isolar as crianças durante um período de formação tanto moral quanto intelectual, de adestrá-las graças a uma disciplina mais autoritária e, desse modo, separá-las da sociedade dos adultos. O fenômeno foi estudado pela primeira vez, com detalhes, pelo historiador Philipe Ariès, que desenhou um meticuloso quadro desta transformação e indicaram a ligação estreita da ação dos reformadores religiosos dos séculos X-VI e XVII com o afastamento das crianças da comunidade dos adultos. Mas foi somente durante o século XIX que mobilizadores políticos e reformadores sociais conseguiram implantar a concepção de Escola, tal como a conhecemos hoje, impondo a idéia de que a comunidade local, a família e a Igreja eram obstáculos para o que concebiam como progresso político e social. Os ideais de Educação que conhecemos hoje foram divulgados e colocados em prática pelos mesmos mobilizadores políticos responsáveis pela "invenção do cidadão", no século XIX. No Brasil, o marco é a década de 30 deste século, durante o Governo Getúlio Vargas.
Hoje esta intervenção é considerada natural, e a experiência escolar é tratada como qualquer experiência necessária à vida. A Escola exerce, na mentalidade contemporânea, a função genérica de educação.(http://lite.fae.unicamp.br/revista/fam01.htm)

2 – Todas as sociedades criam mecanismos e instituições com a preocupação de ensinar as crianças e jovens um conjunto de questões para a vida. A escola é uma no meio dessas instituições. Olhando a sociedade atual, e pensando também em sociedades passadas que você conhece, procure citar alguns exemplos de instituições ou procedimentos criados para educar as crianças e jovens.
Vivemos hoje numa era de grandes dilemas. Com escreveu R. Carneiro, trata-se de um “Período tipicamente de transição cultural e, onde se amontoam as indefinições, as aparentes perdas de referencial e os problemas de convivência, com a agravante de o sentimento de insegurança ser partilhado à escala da sociedade mundial” (Carneiro, 1998: 9). Alguns exemplos de instituições foram criados na área da educação como, por exemplo: Os Ciclos Escolares, que compreendem períodos de escolarização que ultrapassam as séries anuais, organizados em blocos cuja duração varia, podendo atingir até a totalidade de anos prevista para um determinado nível de ensino. Eles representam uma tentativa de superar a excessiva fragmentação do currículo que decorre do regime seriado durante o processo de escolarização.
Os cursos EAD são propostas inovadoras que possibilitam o acesso à educação de forma muito diferente e ainda pouco conhecida pela sociedade, mas oferecem um ensino de qualidade e inovador.
A expansão do atendimento às crianças de zero a cinco anos, em creches e pré-escolas garantidas as vagas pelos governos federal, estaduais e municipais.
A oferta de educação especial através de instituições especializadas e profissionais capacitados.

5 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anice - Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anice - Tutora PEAD disse...

Oi, Elisângela! Pq escolheste postar sobre uma atividade? É importante que esclareça ao leitor o motivo das postagens. Sabemos que os escritos são significativos para ti, mas quais os motivos que te levaram a escrever sobre isso?
Não esqueças de fazer a nova atividade do Seminário Integrador II (entrevistas com os alunos). Qq dúvida, estou por aqui. Um abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elisângela! Que bom receber um retorno tão rápido! Agora entendi: colocaste a atividade aqui para poder linkar no webfólio. Te sugeri que explicastes os motivos das postagens para que o leirtor possa entender tuas motivações, o que pensas sobre as postagens que citas, entre outras explicações. Um abração, Anice.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,