OI AMIGOS...QUERO COMPARTILHAR COM TODOS A ATIVIDADE DA INTERDISCIPLINA ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA A.
ALUNA: Elisângela Rodrigues
PROFESSORA:ESTELA CARVALHO BENEVONUTO
A Maquinaria Escolar: primeira parte
1 – Em que período histórico foi criada a escola, tal como conhecemos hoje em dia? Você tem informações acerca da existência de instituições similares à escola em períodos históricos do passado, tais como Grécia Antiga, China, Revolução Francesa, entre os egípcios, etc.? Pense sobre isso, e escreva o que você sabe acerca da origem da escola, nesse modelo que a conhecemos hoje?
O que conhecemos hoje como escola é uma evolução de academias que desde a Grécia antiga existem. O modelo originário da escola moderna vem da idade media a partir do século XIX, e foi criada pela igreja católica, a academia escolástica era uma espécie de universidade onde eram estudadas disciplinas como religião, filosofia, humanidades, geometria e música. A Escola se tornou um meio de isolar as crianças durante um período de formação tanto moral quanto intelectual, de adestrá-las graças a uma disciplina mais autoritária e, desse modo, separá-las da sociedade dos adultos. O fenômeno foi estudado pela primeira vez, com detalhes, pelo historiador Philipe Ariès, que desenhou um meticuloso quadro desta transformação e indicaram a ligação estreita da ação dos reformadores religiosos dos séculos X-VI e XVII com o afastamento das crianças da comunidade dos adultos. Mas foi somente durante o século XIX que mobilizadores políticos e reformadores sociais conseguiram implantar a concepção de Escola, tal como a conhecemos hoje, impondo a idéia de que a comunidade local, a família e a Igreja eram obstáculos para o que concebiam como progresso político e social. Os ideais de Educação que conhecemos hoje foram divulgados e colocados em prática pelos mesmos mobilizadores políticos responsáveis pela "invenção do cidadão", no século XIX. No Brasil, o marco é a década de 30 deste século, durante o Governo Getúlio Vargas.
Hoje esta intervenção é considerada natural, e a experiência escolar é tratada como qualquer experiência necessária à vida. A Escola exerce, na mentalidade contemporânea, a função genérica de educação.(http://lite.fae.unicamp.br/revista/fam01.htm)
2 – Todas as sociedades criam mecanismos e instituições com a preocupação de ensinar as crianças e jovens um conjunto de questões para a vida. A escola é uma no meio dessas instituições. Olhando a sociedade atual, e pensando também em sociedades passadas que você conhece, procure citar alguns exemplos de instituições ou procedimentos criados para educar as crianças e jovens.
Vivemos hoje numa era de grandes dilemas. Com escreveu R. Carneiro, trata-se de um “Período tipicamente de transição cultural e, onde se amontoam as indefinições, as aparentes perdas de referencial e os problemas de convivência, com a agravante de o sentimento de insegurança ser partilhado à escala da sociedade mundial” (Carneiro, 1998: 9). Alguns exemplos de instituições foram criados na área da educação como, por exemplo: Os Ciclos Escolares, que compreendem períodos de escolarização que ultrapassam as séries anuais, organizados em blocos cuja duração varia, podendo atingir até a totalidade de anos prevista para um determinado nível de ensino. Eles representam uma tentativa de superar a excessiva fragmentação do currículo que decorre do regime seriado durante o processo de escolarização.
Os cursos EAD são propostas inovadoras que possibilitam o acesso à educação de forma muito diferente e ainda pouco conhecida pela sociedade, mas oferecem um ensino de qualidade e inovador.
A expansão do atendimento às crianças de zero a cinco anos, em creches e pré-escolas garantidas as vagas pelos governos federal, estaduais e municipais.
A oferta de educação especial através de instituições especializadas e profissionais capacitados.
4 comentários:
Oi, Elisângela! Pq escolheste postar sobre uma atividade? É importante que esclareça ao leitor o motivo das postagens. Sabemos que os escritos são significativos para ti, mas quais os motivos que te levaram a escrever sobre isso?
Não esqueças de fazer a nova atividade do Seminário Integrador II (entrevistas com os alunos). Qq dúvida, estou por aqui. Um abraço, Anice.
Olá, Elisângela! Que bom receber um retorno tão rápido! Agora entendi: colocaste a atividade aqui para poder linkar no webfólio. Te sugeri que explicastes os motivos das postagens para que o leirtor possa entender tuas motivações, o que pensas sobre as postagens que citas, entre outras explicações. Um abração, Anice.
Postar um comentário