Total de visualizações de página

1 de jul. de 2008

PROJETO "CICLO DA ÁGUA"

Quero compartilhar com todos um projeto que realizei com meus alunos.
Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana.

Professora Elisângela Rodrigues Garcia.

A Água

JUSTIFICATIVA - CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA A SER ESTUDADO

O estudo dos ciclos é importante para a formação escolar, pois permite ao aluno compreender as relações ecológicas que se estabelecem na natureza, a interdependência entre os seres vivos e o ambiente e os fenômenos pelos quais as condições climáticas do planeta se mantêm estáveis.
Explicar conceitos científicos na sala de aula envolve entender o conteúdo específico e ser capaz de comunicar esse conteúdo de maneira efetiva e, principalmente, entender a riqueza, a complexidade e ambigüidades dos discursos interativos que se instauram na sala de aula. Na verdade, é mais complexo ainda. Para que o processo ensino-aprendizagem ocorra efetivamente, é fundamental centrar nossas observações na dinâmica dos aspectos da interação na sala de aula. São eles: o professor, o aluno, o conteúdo, a metodologia, a didática, o estágio de aprendizagem individual, a cultura escolar, o nível de interesse, participação e busca de elementos que darão suporte para a construção autônoma do conhecimento. Perceber esta interação facilita o preparo de atividades diversificadas e, possibilita criar estratégias de ensino de grande significado para a criança. Neste contexto de interação, o professor age como observador e ao mesmo tempo co-participante do processo, elaborando temas, estratégias de ensino de modo mais significativas, etc. Durante as aulas, ao fazer mediações, o professor utiliza e cria explicações, muitas no próprio momento interativo da sala de aula.

3 - OBJETIVO(S)

Desenvolver a consciência pela preservação da água e ter clareza de sua escassez bem como as ações possíveis de preservação.
Vivenciar o ciclo da água.
Ver de modo prático as mudanças de estado físico.
Trabalho em Equipe.



ATIVIDADE PRÁTICA

Hora do conto:

*A professora leu uma historinha que aborda as necessidades de preservação da água e ações que podem contribuir para esta preservação, contaminação e desperdício.
Historinha “AINCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO QUE IA MORRER”. (Empresa e Família, Qualidade de Vida SESI).
Conversa com as crianças questionando-as sobre:
* De onde vem a sujeira que polui os rios?
*Como pode ser revertido o problema do lixo nos rios? O que fazer com o lixo para que ele não polua a natureza?

Após a conversa, desenho de como é um rio limpo, sem a ação do homem, sem poluição e ideal para que haja a vida.

Em seguida assistiram a uma peça de teatro “Águalina”. Esta representação é feita todos os anos como de costume, por uma colega professora às crianças do 1º ano (as outras turmas já assistiram). Ela representa a água que vem pedir socorro para as crianças, explica o seu ciclo, a importância deste para a vida na terra e como cada um pode colaborar para que tudo ocorra em perfeita harmonia. Veja Agualina .

Música:
Algumas canções favorecem a aproximação com esse tema, como é o caso desta: “Quando Eu Olho para o Mar”, de Alceu Valença.


Quando eu olho para o mar
Dentro do mar vejo um rio
Quando eu olho para o rio
Dentro do rio vejo a chuva
Quando eu olho para a chuva
É como se olhasse as nuvens
Quando eu olho para as nuvens
É como se olhasse o mar
Quando eu olho para mim
Dentro de mim tem você
Quando eu olho pra você
Por dentro sinto saudades
Quando eu olho pra saudade
Meus olhos vão desaguando
E é como um rio passando
Que não corresse para o mar.

Para iniciar a atividade, ouvimos as músicas com os alunos e foi solicitado a eles que registrassem a sua compreensão. Dividiu-se a classe em pequenos grupos (trios ou quartetos) e cada um deles recebeu uma folha de cartolina, para que pintassem com a ponta dos dedos com tintas temperas tudo o que compreenderam da letra. Os desenhos foram expostos junto com a letra da música chamando a atenção das outras turmas e séries da escola.

Assistiram no laboratório de informática um power point do ciclo da água onde contém uma historinha que explica este conteúdo de forma lúdica.
“Hora da Rodinha.”
A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto.
Conhecem a "História de uma gotinha de água"? ...
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras, Salpico formava a água de um lago.

Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o vapor de água. Já não se viam as Salpico.

No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras.


Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de chuva.


Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.

Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.







FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É tão difícil escolher atividades que despertem a atenção de alunos que vivem saturados das aulas tradicionais. A música, teatro e vídeo são garantia de sucesso para se trabalhar com as crianças.
A água é um bem escasso, temos que a poupar e preservá-la de forma potável. Só assim conseguiremos ter água disponível em quantidade suficiente para a manutenção da vida no Planeta. È necessário desenvolver uma consciência de preservação, para tanto é imprescindível conhecer o ciclo da água e que ela é indispensável para a vida desde o primeiro ano das séries iniciais.


METODOLOGIA DE ANÁLISE DA ATIVIDADE DAS CRIANÇAS

Observações de como os alunos construíram o conceito "arquitetando" todas as informações recebidas por leituras, vídeos recursos visuais, teatro etc. e, também, durante a mediação ocorrida na sala de aula.


AVALIAÇÃO (critérios)
Foi considerado satisfatório e atingido os objetivos pois os alunos participaram ativamente das atividades, cooperando com o grupo. Discutiram de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxeram informações importantes para a discussão. O resultado das atividades foi relevante e criativo.

Referências:
“Quando Eu Olho para o Mar" - CD Cinco Sentidos, de Alceu Valença. Ariola, 1981

3 comentários:

biapedag.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Elisangela! Estou chegando com um certo atraso...rs Na verdade, há muito eu não visito um de meus blogs e, por isso, não tinha lido tuas gentis palavras. Realmente, adoro aquele vídeo (do filme Fernão capelo Gaivota) e, como disseste, é um pouco de cada um de nós.
Obrigada pelo carinho, bom descanso nestas breves férias e um retorno repleto de boas e novas expectativas.

Luciene Sobotyk disse...

Oi Elisângela!
Passei prá te desejar um ótimo início de semestre.Beijos,Luciene