Total de visualizações de página

16 de ago. de 2008

ESPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO EIXO V E REFLEXÕES SOBRE TEMPO

No Seminário Integrador, eixo v do Pólo de Alvorada, foi-nos solicitado que para a próxima aula presencial, levemos uma questão filosófica, a qual faz parte de nossas dúvidas enquanto ser humano.
Pois, tenho uma: _ Qual a explicação para que em minha vida, tudo o que desejo saber ou fazer, faz parte do que devo resolver de uma forma ou outra sempre é a próxima atividade do curso PEAD?
Mencionei este fato em meus portifólios de aprendizagem nos semestres anteriores. Peço permissão para ser repetitiva.
Neste momento de minha vida onde minha maior dificuldade é a falta de tempo para que eu desempenhe todas as minhas tarefas, uma das atividades do curso é organizar meu tempo e refletir sobre este. ( TABELA http://elisangela.pbwiki.com/TEMPO _Farei novos ajustes assim que reorganizar minhas atividades x tempo)
Em minha postagem anterior neste Blog coloquei de forma real como estão distribuídas as atividades em relação ao meu tempo.
No Seminário Integrador do Pólo de Gravataí nos foi pedido uma análise do que esperamos do curso neste semestre e o que pretendemos fazer para o alcance dos objetivos. Para tanto nos foi sugerido a leitura de um texto (Organizar o Tempo é Fundamental. Texto extraído do Guia do Aluno do PEAD, no formato PDF). Farei isso unindo esta minha experiência de estar participando das atividades nos dois Pólos, Gravataí e Alvorada. Entrei com um pedido de transferência de pólo justamente por razões de tempo. Para chegar ao Pólo de Alvorada não disponho do tempo necessário. Estou avaliando e reorganizando meu tempo e uma das interferências que muito irá ajudar-me neste equilíbrio é sem dúvida nenhuma transferir-me para o Pólo de Gravataí que fica pertinho de onde moro e trabalho. Esta já é uma das respostas em o que farei e/ou estou fazendo para alcançar meus objetivos neste semestre. ORGANIZAR MEU TEMPO.
Minha maior expectativa é conciliar tudo o que tenho de fazer durante um dia e poder fazer isso com qualidade sem prejudicar minha saúde física e mental, nem deixar para o lado minhas responsabilidades e vínculos familiares, estes mais difíceis de serem recuperados, consciência esta tenho por ser uma adulta. Daí a importância das reflexões em cima dos textos de Psicologia neste semestre.
Nesta postagem venho então, realizar as atividades 1 e 2 de Seminário Integrador de Alvorada e Gravataí.
Lido o texto acima mencionado sobre Organização do Tempo, fiz uma auto-análise muito necessária e eu diria urgentíssima de minha vida. Posso entender que tenho clareza de meus objetivos e de minhas atividades. Então onde estou errando sendo que tenho claro também que algo está errado por ter mais atividades e todas de igual relevância, que tempo para realizá-las. A resposta eu encontrei ao perceber que meu erro não está na organização das tarefas em equilíbrio com o tempo que possuo, mas, em estabelecer um tempo para fazer coisa nenhuma. Em minha organização tudo está cronometrado e direitinho estabelecido os horários das minhas atividades, A questão está em que momento será o meu tempo. Não reservei tempo para mim.
Tenho consciência que viver é uma permanente reinvenção de mim mesma, até aqui ok então. Jamais relutei em realizar algo ou coloquei as coisas em estado permanente de adiamento e nunca “empurrei nada com a barriga”. Sempre desenvolvo planos para atingir meus objetivos e sempre os alcanço. Monitoro e reviso sempre, é o que estou fazendo neste momento. Estou sempre os ordenando por prioridades e simplesmente encontro-me num estado físico e mental conturbado, pra não dizer outras coisas por que sou otimista. Ah! Por falar nisso fiquei chocada neste último final de semana por que tive uma discussão com meu namorado (o mesmo que às vezes menciono nas minhas postagens desde o início do curso), ele acusou-me de estar sempre reclamando, e disse-me que ele não agüenta mais e que sou pessimista. Digo chocada por que não sabia que eu estava sendo pessimista, considero-me otimista e acreditava estar no direito de pelo menos reclamar deste momento de minha vida. Depois de ler o texto percebi que não devo não, devo solucionar sem as reclamações sim.
Mas no final do balanço ainda estou fazendo as coisas certas e no caminho certo. Carrego os textos do curso para ler em filas de banco, lotações e etc. e tal. Porém em minha tal organização não havia previsto as idas ao banco e deslocamento, fazer compras e ir ao médico. “Este tipo de atividade pode destruir uma agenda apertada”. Está explicado o tumulto que está sendo minha vida. Em nenhum momento incluí-me nas minhas atividades. Esqueci-me ou não me dei o direito de atividades como o sono, alimentação e descobri na prática que a semana tem somente 168 horas e planejei mais atividades do que o tempo real suporta e que de cara já estou em desvantagem. Estou sorvendo minha vida como uma taça que se esvazia. Tenho de ter um tempo para mim e minha família e na prática ser, o Lazer um tempo precioso. Sou firme em cumprir minhas tarefas e, no entanto não estou recompensando-me. Nem mantendo minha vida social e familiar com alegria. Não estou mantendo um equilíbrio entre o que tenho de fazer e o que posso fazer. Sei quando parar e quando meu relógio biológico para e eu teimo em prosseguir até ultrapassar o limite da exaustão, não estou é me dando este direito. Tenho de planejar meu tempo para o lazer, sem isso estou enganando a mim mesma acreditando que posso prosseguir. Caracterizando minha vida neste momento, diria que a estou suportando, vivendo-a, elaborando-a, eventualmente reprogramando-a, conscientemente executando-a e muitas e muitas vezes de maneira bem ousada.

3 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Oi Elisângela!
Não sabia que tentavas uma transferência.Será bom se conseguires ,mas sentiremos tua falta por aqui,pode acreditar.De qualquer forma,nos encontramos novamente na formatura,não é?Boa semana prá ti!Beijos,Luciene

LIDIANE disse...

Oi Elisangela! Realmente o pead muitas vezes toma mais tempo nosso do que imaginavámos, mas temos que ter cuidado para não nos distanciarmos de quem amamos! Bju Lidiane

Tutora Daisy disse...

Elisângela,
essa é uma reflexão profunda.
Para que tenhamos equilíbrio, como você mesma diz, é fundamental um tempo de descanso, de assistir um filme, enfim, de estar com as pessoas (não só trabalhando).
Vejo que você está super empenhada de organizar seu tempo, administrá-lo da melhor forma possível e achar uma brechinha para você. Realmente, os imprevistos e horários para médico, compras, etc, são esquecidos e complicam a agenda.
Sucesso, viu?
Entre em contato com tutores e professores sempre que precisar, não deixando acumular dúvidas ou dificuldades para não ficar difícil demais de acompanhar o curso.
Abração!