Total de visualizações de página

25 de out. de 2010

*A IDÉIA DO TCC

Minha primeira questão referente ao meu TCC foi como construir uma relação de parceria com as famílias de meus alunos, no desenvolvimento, em sala de aula dos projetos de ensino e aprendizagens, fazendo algumas colocações como apontando que durante o processo de execução do projeto para o estágio, crianças cuja relação entre mim e seus pais não foi estabelecida uma parceria, não apresentaram um bom desempenho na construção das aprendizagens com relação ao desenvolvimento da oralidade. Logo me dei conta de que eu tinha uma questão muito complexa já que não poderia atribuir à relação estabelecida entre professor e pais de alunos, a construção ou não das aprendizagens. Compreendi então, que seria bem mais produtivo, ter como foco de estudos, as possibilidades diante de uma boa relação de parceria entre professores e pais das crianças, no desenvolvimento dos projetos. Durante o desenvolvimento do projeto do estágio, questionava-me sobre como ajudar as crianças no desenvolvimento e construção de vínculos nas inter-relações e como intervir no processo de desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão?
Na unidade de estudos quatro, interdisciplina de EDUAD003 - Escola, Projeto Pedagógico e Currículo A, professora Maria Martha, ainda no pólo de Alvorada, 2006/2, estudamos Processos de aprendizagem e de ensino. A Didática como prática social e disciplina teórico-prática – O “fazer” do professor, busquei uma atividade que responde exatamente isso, pois, podermos contar com o apoio dos pais no desenvolvimento dos projetos, contribui para a aprendizagem dos alunos em áreas que muitas vezes os professores não têm acesso. Isso é importantíssimo, agora, atribuirmos à ausência desta relação ao fracasso da construção das aprendizagens, isso já seria um erro. Santas observações e críticas das minhas colegas!

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elisângela:

Linkaste uma boa atividade. De fato, ela ajuda a ampliar tua visão sobre a boa relação existente entre as pessoas para o processo de ensino-aprendizagem.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Elisângela:

Esperarei novas postagens, ok?

Grande abraço, Anice!