Total de visualizações de página

4 de nov. de 2006

ESC 6 PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ALUNA: Elisângela Rodrigues Garcia.

DISCIPLINA: Escola Cultura e Sociedade- Uma Abordagem Sociocultural e Política.

PROFESSORA: Vera Corazza.

ATIVIDADE: ESC 6

PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM
Com as participações no fórum e os estudos dos textos de Durkheim, Weber e Marx, conclui que nosso trabalho influencia na sociedade, nos indivíduos e consequetemente na história. Estes transformam através da educação. A sociedade inibe nosso eu, nossos instintos que são vistos pelos outros como coisas ruins, tornando-nos melhores, com moral e ética, policiando-nos. Esta ação de condução e controle se manifesta nas salas de aula por isso somos vistos com refeição pelos alunos. A educação tem o fim de constituir o ser social.
Devemos repensar nossos métodos, paradigmas e conceitos em relação aos nossos saberes e avaliações em relação às regras hierárquicas que conduzem nosso trabalho nas escolas e comunidade escolar num todo, pois, a ação humana movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Esta filosofia já é uma realidade na minha posição frente aos educandos e colegas em meu trabalho que se confunde com o meu eu, por que vivenciamos papéis em determinados momentos e situações, mas acima de tudo devemos ser nós mesmos nestas representações por que este papel vem e vai, o que somos é o que permanece e é que tem a força para mudar o que deve ser transformado. Estudando Weber sua teoria em relação aos três tipos de dominação legítima identificou a escola como uma organização burocrática e hierárquica, com um sistema racional-legal cuja autoridade prove das regras estabelecidas e dos cargos hierárquicos organizados.
Devemos aprender com Marx que temos o poder para mudar as coisas e a influência das idéias conduzem à prática e a transformação da sociedade. O que decide a história são as ações sociais. Tudo esta em permanentes mudanças e esta idéia deve estar contida no desenvolvimento de nossa prática decente.

2 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Olá, só passei para avisar do encontro presencial, no próximo sábado,dia 11/11, das 9h às 11h, no pólo,para que juntos aos professores, possamos buscar formas de facilitar o trabalho de todos nós.
Para agilisarmos o nosso trabalho, pedimos que cada um de vocês já traga
por escrito todas os temas que precisam ser tratados e solucionados.Ótimo trabalho e teu blog está lindo.Bjs.Adri.

Adriana Irigaray disse...

Boa noite colega! Com certeza o maior poder que detemos, está em nossas mãos, principalmente como educadores, temos que formarmos cidadãos conscientes, para um mundo melhor. Teu blog está o Máximo! Bjs. Adriana