Total de visualizações de página

18 de nov. de 2006

PERSPECTIVAS DO GRUPO


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Atividade ESC8

Grupo: Elisângela R. Garcia,
Juçara Becker, Tatiana,
Cleide Cardoso, Lurdez,
Rosimeri, Adriana.

Disciplina: Escola Cultura e Sociedade, Uma Abordagem Sociocultural e Antropológica.

Professora: Vera Corazza

Perspectivas



Nossas perspectivas vão muito além de simplesmente nos formarmos na faculdade, e é na UFRGS. Desde o início do curso EAD percebemos que há neste uma forma diferente, inovadora, diríamos extraordinária de formação de docentes. Não somos apenas pioneiros, mas originais e criativos preocupados em transformar todo um sistema de ensino tradicional e obsoleto. Ao mesmo tempo em que este mesmo sistema esta proporcionando as mudanças e transformações.
Estamos enfrentando sim, muitas dificuldades, entre elas a financeira e a técnica, pois, mal sabíamos ligar o computador quando iniciamos o curso.
Mas, sobre tudo, a teoria, os textos, e tudo que nos é proposto como atividades, desenvolvem em nós, conhecimentos. Conhecimentos que torna-nos capazes, de observarmos, analisarmos, tirararmos proveito das novas experiências, organizar as idéias, debater, pesquisar e questionar nossas práticas como educadores.
Essa troca de experiências e opiniões com os colegas é fundamental, porque encoraja e nos faz ir mais longe. Mas nunca a tempo de discutir sobre tudo e então é necessário fazer isso sozinhos para rever o que foi feito e compreender porque as coisas, as atividades ficaram boas ou nem tanto. Sugirerimos então que de tempos em tempos tenhamos esses momentos para respirar, analisar, observar e refazer o que for necessário.
Muito mais que uma formação acadêmica, estamos desenvolvendo atitudes que de uma forma ou outra se manifesta na sociedade.
Estamos abrindo a cabeça, questionando nossa própria ação, debatendo idéias e buscando outros caminhos.
Buscando o conhecimento, “sozinhos”, estamos encontrando um jeito próprio livres dos estímulos do mundo externo, tendo a oportunidade de sermos nós mesmos.
Desenvolvendo o raciocínio por termos de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e nos é cobrado que sejam bem feitas com espírito investigativo, formalizamos a experiência através da escrita nos auto avaliando.
Teoricamente estamos aperfeiçoando nossa identidade de professores e tendo a oportunidade de crescer e obter os resultados em uma pratica imediato.
Nesta formação de professores a escola ganhou em nova dimensão social que nunca teve. De repetidora, ela se tornou co-criadora deste novo mundo que está. Para que possamos continuar nesse curso é preciso destruir preconceitos, transgredi-los, ter consciência que estamos literalmente correndo atrás do que queremos aprender e ser, transformando a realidade.
UM ABRAÇO!

5 comentários:

Juçara disse...

Que legal, amei a imagem, foi muito bom fazer esse trabalho em grupo. Agora que nos conhecemos melhor, podemos nos visitar mais, né?
Boa noite, chuvosinha, de sábado.
Abração
juçára

Juçara disse...

Esqueci de mandar meu msn, se quiser me adiciona jjbecker@ig.com.br

fe_hoffmann disse...

Oi Elisangela! Quantas coisas podes pensar a partir desta atividade, parabéns. Acredito que tenhas percebido que não estás sozinha nesta trajetória de aprendizado, pois conhecestes melhor a busca e a história de outras colegas. Interagir com o grande grupo muitas vezes é complicado, mas bastante recompensador, não é?! Beijos Fernanda - Tutora ECS, Porto Alegre.

Rosi disse...

Olá colega! Sou do pólo de Tês Cachoeiras me chamo Rosimeri, desculpe não registrar meu comentário antes,só agora pude me organizar melhor.Seu blog está lindo, parabéns!
O comentário sobre a perspectiva do grupo, maravilhoso e gostei da idéia da colega Juçara de aproveitarmos o mesmo texto, o que você acha? Abraços.Meu e-mail:rosimeri.cardoso@yahoo.com.br

Suzana Gutierrez disse...

Elisangela e gurias do grupo da ECS 8!

Fiquei emocionada quando li a síntese de vocês. Esta atividade, que irritou alguns e foi mal compreendida por outros, atingiu seus objetivos plenamente com vocês. Mostrou que a educação não é mais a mesma, que existem novos caminhos e que, nestes caminhos a colaboração, a co-autoria, a interação e a solidariedade estão presentes.

Se, por um lado, ser parte da rede angustia, balança nossas estruturas tão acostumadas ao papel e à entrega de tarefas individuais ao professor, por outro, ser da rede envolve por a voz no mundo, trocar experiências, construir junto, ser realmente uma ecologia cognitiva (que muitos citam m, mas não vivem).

Somos criadores e criaturas desta rede e cada blog é a possibilidade de nossa voz ser ouvida e de sermos parte das transformações que desejamos.

abraço à tod@s!
Suzana Gutierrez