Total de visualizações de página

25 de jun de 2007

TODA A CRIANÇA TEM O DIREITO DE SER CRIANÇA!



Em função de uma atividade da interdisciplina de ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA, tive a felicidade de estudar alguns sites que quero compartilher com todos algumas pérolas que encontrei...VEJAM SÓ!!!


É possível que você tenha comprado brinquedos para os seus filhos. Mas sugiro que aquilo que seu filho ou filha mais deseja é ter você como companheiro de brinquedo. Não me esqueço da imagem triste de um pai, numa manhã de domingo, empurrando o filho no balanço com a mão esquerda enquanto lia o jornal que segurava com a mão direita. Para aquele pai, brincar com o filho era um sacrifício. Para ele o importante eram as notícias do jornal. A infância passa rapidamente. Logo logo a única coisa que restará será o jornal na mão direita e o vazio na mão esquerda.

"Dez Direitos Naturais das Crianças" que quero compartilhar com vocês. "1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos. 2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras. 3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza. 4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos. 5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo. 6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro. 7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem. 8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir. 9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas. 10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua." E aí eu pedi às crianças licença para acrescentar o décimo primeiro direito: "Todo adulto tem o direito de ser criança..."

4 comentários:

Rosana disse...

Muito interessante este teu comentário,lembrei que reservo pouco tempo ao meu filho, agora mesmo ele esta sozinho no quarto, chamando para eu brincar com o quebra cabeça,e eu não poço, na maioria das vezes, digo já estou indo, as vezes até fico inritada de tanto ele chamar, quando consigo ir ele já está com sono ou dormindo, preciso dedicar um tempo maior e fazer as outras tarefas depois que ele dormir, é complicado, mas é preciso tornar prazeroso para ele o tempo que estou com ele, a pouco ele disse falta três dias pra ti ficar comigo, bem feliz por isso. Bom, amiga não esqueci de ti, assim que tiver uma resposta te falo, beijos Rô

Rosária disse...

Oi Elisângela! Muito interessante a tua postagem. A infância é realmente uma fase muito bonita e mágica em nossa vida. Na verdade, na vida de quem pode realmente aproveitá-la. Tenho dois filhos e um deles já está na fase da adolescência... ou aborrecência! Como preferir... Bom, mas o outro tem 5 anos. E suas vivências... estimulam minhas reminiscências... É como viver novamente, uma energia revigorante! Um abraço. Até a próxima. Rosária

educação disse...

Oí Elisângela, não podemos podar a infância de nossas crianças, deveríamos aprender com elas, e jamais perder a inocência dos seus olhares.
Bom final de semana!
Bjs....
Adriana

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,