Total de visualizações de página

30 de mar. de 2008

ANÁLISE DO PORTIFÓLIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ALUNA: Elisângela Rodrigues Garcia.
INTERDISCIPLINA: Seminário Integrador IV.
ATIVIDADE: Análise do Portifólio.
PROFESSORAS: Beatriz e Íris.




As ações e experiência selecionadas para o Portifólio final dão indicações sobre minhas mudanças com certeza. Tenho me acompanhado ao longo deste curso e visto meu crescimento pessoal e profissional. Nas minhas ações como professora e em minha postura de mulher, madura e ciente do que quero em minha vida.
Tenho elaborado meus planos de aula de forma inspirada nos conhecimentos que vou adquirindo com meus estudos. Principalmente na minha prática docente, agora voltada com um olhar crítico de mim mesma e a educação como um todo. Buscando conhecer e compreender como se dá o processo de aprendizagem na mente das crianças e de que forma posso ser um meio facilitador deste processo. Em minhas ações selecionadas no Portifólio do final do semestre anterior citei-as por ter sido uma bela conhecidência estar ministrando aulas de artes, podendo na prática vivenciar a teoria estudada. Os textos e atividades das interdisciplina de artes, música e teatro proporcionaram-me uma visão didática e pedagógica que me ajudaram muito na compreensão dos conteúdos e a forma de abordá-los em sala de aula.
As apresentações me indicaram que eu podia ter apresentado meu material de forma diferente sim, talvez de forma mais clara e objetiva. Ainda possuo esta dificuldade em apresentar meus trabalhos. Aprofundo-me nos conteúdos, porém acredito que devo ser mais formal e ter um embasamento teórico maior, deixando meus trabalhos cada vez mais acadêmicos.
Percebi que há semelhança entre minhas ações, mudanças, práticas, resultados, frustrações e êxitos e a dos colegas. Na maioria das apresentações pude perceber que, todos nós estamos crescendo com o curso Pead. Por sermos todos já profissionais e termos a prática a nosso favor, as mudanças e dificuldades e até mesmo as conquistas se referem ao conhecimento que estamos adquirindo. Como se à medida que vamos estudando, estamos todos compreendendo uma prática que a muito viemos tendo, muitas vezes sem nos darmos conta que agora só estamos dando nomes aos bois. É a tal da reflexão crítica sobre a prática e a curiosidade Epistemológica citada no Livro “Pedagogia da Autonomia” (Paulo Freire).
As apresentações finais de meus colegas trouxeram-me elementos para pensar e mudar, para qualificar o meu Portifólio desse ano. Percebo que meus colegas de curso têm mais anos de profissão que eu e alguns destes, têm algum curso superior. Têm maior noção justamente onde tenho dificuldades, na linguagem profissional de Pedagogia e nos conhecimentos essenciais necessários à compreensão de como ensinar e educar. Porém, acredito estar no caminho. Já estou lendo “Pedagogia da Autonomia” e me reconheço preocupada com o meu papel de educadora, Satisfatoriamente exijo de mim o que o ENSINAR exige e vejo-me fazendo e PENSANDO CERTO. Ah! Aprendi que quem pensa certo, faz certo mesmo que de vez em quando pensa e /ou faz errado.
Atendendo ao comentário da Andrea ...talvez eu não tenha sido clara , mas, o que a apresentação de meus colegas trouxeram para enriquecer meu portifólio foi justamente a linguagem pedagógica, os termos utilizados são mais teóricos e fizeram-me pensar em buscar estes termos , conhecer mais a linguagem que a pedagogia usa para se expressar. Estudar mais e ler mais foi o que pensei no momento. Devo este semestre estar mais familiarizada com os conceitos, teorizar a minha prática. Esta foi a observação que tive ao "avaliar as apresentações de meus colegas naquele dia".

3 comentários:

Rosana disse...

Boa Noite querida amiga não fiz o skype, pois sem querer papaguei a tua mensagem que explicava!! manda novamente? Beijos Rosana

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea disse...

Ola Elisangela!
Muito bom o teu texto. Fizeste uma boa fundamentação da escolha da disciplina trabalhada no teu portifólio e a relacionaste com o teu trabalho docente. Realmente foi uma feliz coincidência estares trabalhando com artes este semestre, o que deve ter tornado a experiência ainda mais rica para ti.
Interessante a relação que tu faz entre as tuas aprendizagens e a de teus colegas, algo bastante produtivo também. Fiquei curiosa apenas, sobre o que poderias melhorar no teu portifólio, a partir do que viste na apresentação de teus colegas.
Um abraço,
Andréa.