Total de visualizações de página

25/10/2009

PLANO DE AULA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Quero compartilhar um plano de aula que tem desencadeado mais do que uma mudança de atitude em meus alunos, um novo olhar e comportamento em relação ao sexo oposto (meninos x meninas) para resolver conflitos, próprios da idade, na sala de aula e brinadeiras no pátio da escola.

PLANO DE AULA PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMETAL

A) Nível/ Etapa de Ensino: Alunos na etapa de desenvolvimento Silábica alfabética e alfabética.

B)Conteúdos: Leitura na etapa de alfabetização e relacionamento entre colegas.
Tempo Estimado: Uma aula.
Material necessário: Texto (cantiga de roda).

C) Justificativa:
* Devidos alguns conflitos nas relações meninos x meninas (próprias da idade), desenvolver e estabelecer outras formas de relacionamento de forma afetiva. Lançar um olhar amistoso construindo uma relação amigável entre os alunos.
*Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
*Estabelecer correspondência entre a forma sonora e a escrita do texto.
*Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).

D) Roteiro das atividades:
*Discussão;
*Hora de cantar;
*Produção textual;
*Leitura;
*Sistematização;
*Jogo;

1ª Etapa_ Discussão:
Conversar com os alunos sobre a maneira correta de relacionar-se entre colegas e sobre as consequências das “briguinhas”.
2ª Etapa_ Cantar com as crianças a música “Terezinha de Jesus”. A professora inicia o canto e as crianças vão automaticamente unindo-se a ela à medida que aprendem a letra e ritmo.
3ª Etapa_ Produção textual coletiva:
A professora reproduz no quadro a letra da música sendo ditada pelos alunos.
“Terezinha de Jesus”
Terezinha de Jesus
De uma queda foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos chapéus na mão.
O primeiro foi seu pai,
O segundo seu irmão,
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão. (Canção popular) Disponível em:
http://caracol.imaginario.com/fonosfera/sion/terezinha.html
4ª Etapa_ Leitura:
Leitura coletiva observando o som e grafia das palavras do texto (música) com ênfase na identificação das sílabas através da sonorização durante a leitura.
5ª Etapa_ Atividade de Sistematização:
Objetivos:
*Identificar as sílabas das palavras observando os sons estruturando o processo de decodificação;
Após os alunos terem copiado feita a produção e cópia da música, deverão fazer uma análise mais detalhada da mesma com os seguintes exercícios:

a) Contornar as sílabas das palavras com lápis de cores, cada uma com uma cor diferente.
b) Colocar no final de cada verso o número de sílabas correspondente.
c) Interpretar a música através de um desenho. As crianças devem imaginar as situações descritas na música e desenhá-las considerando os valores identificados na canção por meio de diálogo: ajuda mútua, disposição para cooperar, disposição para pedir ajuda quando necessário, diferentes relações de afeto (familiares e amizades) e gratidão. Os desenhos serão expostos num painel com o título de SOMOS AMIGOS.
6ª Etapa_ Jogo:
Objetivo: Oportunizar o contato físico entre meninos e meninas de forma a valorizarem a relação afetiva entre coleguinhas.
Os alunos fazem um grande círculo em sala de aula contornando as classes, todos de mãos dadas. A professora fica inicialmente no centro do círculo interpretando a “Terezinha de Jesus”. Ao final da cantiga de roda a professora escolhe um menino para substituí-la no centro da roda e dar sequência à brincadeira e assim segue sucessivamente uma menina escolhendo um menino e um menino escolhendo uma menina até todos serem escolhidos e escolherem.
Uma variação é brincar no pátio da escola levando os alunos a considerar esta brincadeira na hora do recreio ao invés de ficarem brincando de outras brincadeiras agressivas que podem machucar.
Avaliação
Registrar as observações sobre a participação dos pequenos: quais foram às pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para a compreensão do processo de desenvolvimento da alfabetização, bem como, da construção e estruturação das relações estabelecidas entre os alunos.

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elisângela:

Bem interessante a proposta que resolveste compartilhar aqui no blog.

Seria legal contar detalhes desta mudança. Como os alunos enxergaram a atividade, qual foi a postura, houve algo diferente do que imaginava?

Abraço, Anice.

Elisângela disse...

Sim Anice houve, prometo em breve fazer este relato. Por hora...inicialmente tiveram dificuldades em brincar, não queriam escolher o (a) colega que "o 3º foi aquele que a Tereza deu a mão". Há crianças que até hoje tenho de pegar na mãozinha e junto com ele escolher uma menina, se recusa a este toque de mão e atitude de quebra de barreiras. Tenho um caso interessante deum menino que "odiava as meninas"e passou a brincar com elas em outras brincadeiras também...prometo retomar o relato.

Anice - Tutora PEAD disse...

Ok, Elisângela!

Que bom!!! Vamos aguardar então.

Abraço, Anice.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,