Total de visualizações de página

3 de dez de 2009

ENÁLISE DO BLÓG DE UMA COLEGA

Quero compartilhar e deixar aqui registrada a análise da Colega Juçara de São Leopoldo sobre meu blóg. Agradecer seu carinho e parabenizá-la por suas construções e envolvimento ao longo do PEAD. Segue:

Análise do Portfólio de uma colega

O blog analisado é de autoria da colega Elisângela Garcia Rodrigues- Polo de Gravataí.
Escolhi o portfólio desta colega porque a conheço desde 2006, através de uma atividade desenvolvida na interdisciplina de ECS - Escola, Cultura e Sociedade – Abordagem Sociocultural e Antropológica. Nunca nos encontramos pessoalmente, mas desde então, eventualmente nos comunicamos pelo msn.
O blog-portfólio da Elisângela demonstra aquisição de conhecimento, análise e reflexão.
Entre agosto e novembro ela realizou 11 postagens, de forma regular contemplando todas as interdisciplinas estudadas no semestre.
Lendo as postagens fica clara a compreensão da aluna com relação as interdisciplinas estudadas, fato evidenciado nas comparações entre a teoria estudada e seus alunos*, seus dia-a-dia** e sua escola***
* Na postagem do dia 08/11, sobre a educação de surdos, com o título O Menino Selvagem ela faz uma relação entre o menino Vítor – protagonista do filme e seus alunos.
** No dia 29/09 a postagem mostra uma reflexão sobre a cultura surda e também está evidenciada a compreensão da teoria desta cultura estudada, através da descrição de encontros que ocorrrem entre a Elisângela e surdos no ônibus.
*** Ainda na postagem do dia 27/11, com o título Alfabetização na EJA – Paulo Freire e Macedo, a colega estabelece uma relação entre a teoria e a prática escolar.
Acredito que na prática quando se trata de alfabetização de adultos, os professores mesmo que se intitulem seguidores da metodologia Paulo Freire, na verdade mecanizam a função da decodificação das palavras geradoras. Palavras que deveriam ser fonte de discussões crítico-políticas acabam por limitar-se a símbolos gráficos. (Elisângela- Blog-Portfólio- 27/11)
Todas as postagens realizadas no portfólio foram comentadas e apenas em duas ocorreram dúvidas por parte da tutora e estas foram esclarecidas pela colega no próprio espaço para comentários.
Percebi que as postagens foram realizadas de forma espontânea, porém com um grande compromentimento e constantes reflexões entre a prática e a teoria.