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22 de out de 2006



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL


ALUNA:ELISANGELA RODRIGUES GARCIA

DISCIPLINA: ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE-UMA ABORDAGEM SOCIO CULTURAL E ANTROPOLÓGICA


PROFESSORA:IRIS ELIZABETH

ATIVIDADE: ECS 5- SEMANA 4-WEBER



EMIL MAXILIMILLIAN WEBER
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber
Foi um intelectual alemão e um dos fundadores da sociologia(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia). É conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a sociologia da religião.http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia_da_religião
Subjacente a Weber está a realidade econômica da Alemanha no princípio do século xx. http://pt.wikipedia.org/wiki/Século_XX#Guerras_e_pol.C3.ADtica
Descreve a definição de estado que se tornou essencial no pensamento da sociedade ocidental. Que o estado é a entidade que possui o monopólio do uso legítimo da ação coerciva.
A política obtém assim a sua base no conceito de poder e deverá ser entendida como a produção do poder.
A esfera da política não é um mundo para Santos.
Max Weber,em suas obras sobre epistemologia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia), abre o espaço para o relativismo na ciência da cultura quando diz que a ciência é verdade para todos que querem a verdade, ou seja, por mais diferente que sejam as análises geradas por pontos de vistas culturais diferentes, elas sempre serão cientificamente verdadeiras, enquanto não refutadas.
Os estudos de Max Weber teorizam a política como vocação.
Para ele "o espírito do povo" é produto de inumeráveis variáveis culturais e não o fundamento real de todos os fenômenos culturais de um povo.
Critica o materialismo histórico que dogmatisma e petrifica as relações entre as formas de produção e de trabalho (superestrutura).
O método comprensível, defendido por Weber, consiste em entender o sentido das ações de um indivíduo e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.
Uma ação é racional quando é orientada para um objetivo claramente formulado, ou para um conjunto de valores também formulados e consistentes. E, também quando os meios escolhidos para atingir o objetivo são os mais adequados.
Weber analiza as interelações dos fenômenos sociais usando quatro termos como fundamentação em seus estudos: ação racional em relação aos fins, valores, ação afetiva e ação tradicional. Esta última baseada em hábitos.
Muito importante foram seus estudos sobre a sociologia da religião, suas interpretações sobre as relações entre as idéias e atitudes religiosas e as atividades e organizações econômicas correspondentes.
As teorias dele confrontavam-se com as de seu antecessor Marx.
O materialismo de Marx x as idéias de Weber que afirmava que o capitalismo teria surgido de uma mudança espiritual.
Para ele política é qualquer tipo de liderança independente em ação.
Para que um estado exista é necessário que um conjunto de pessoas (toda sua população), obedeça autoridade alegada pelos detentores do poder no estado.
Ele compara o estado como uma pessoa. Se um membro está doente todo o resto do corpo vai mal.
Para que o povo obedeça é necessário que reconheça a autoridade como legítima.
Assim como as idéias de Weber definem, a convivência social dentro de nossa escola se manifesta de acordo com a teoria.
O líder desta comunidade escolar, no caso a equipe diretiva pode ser: carismática quando nem sempre o diretor que é respeitado e reconhecido com autoridade, muitas vezes é alguém que simplesmente conquista por suas atitudes.
Pode ser tradicional quando nos acomodamos e aceitamos por hábito e sem críticas, sem tomarmos uma posição. E, racional quando elege-se uma liderança com racionalidade e conciência.
Nem todos os funcionários da escola podem ser líderes desta, pois tem que haver uma pré disposição, vocação.
E também se um setor da escola está deficiente, todos os outros setores são de uma forma ou de outra prejudicados.
Pude entender melhor os estudos das idéias de Weber por estarmos nessa semana vivenciando o processo de eleição de diretores. Foi eleito a chapa única que já administrava pois não surgiu nenhuma outra equipe com a tal da vocação.



3 comentários:

Tatiana Gomes disse...

OI.. colega!!
Comentário da atividade ECS 5 Weber I
Nossa que bela reflexão você fez.
Seu texto ficou bem claro e organizado, com informações interessantes e de fácil com preensão.
Percebe-se o crescimento ao longo de tantas leituras, que bom que estamos aprendendo realmente e através de nossa pesquisas.
Parabéns...e continues assim entrgando sua tividades todas em dia.
bjs

Evanice disse...

Olá Elisangela!
Comentário da atividade ECS 5 Weber.
O teu texto ficou bem elaborado, e a pesquisa que fez sobre o autor ficou ótima. Consegui obter mais informações sobre Weber.Parabéns!

freefun0616 disse...

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