Total de visualizações de página
10 de dez. de 2006
ESC 10 /PARTICIPAÇÃO INICIAL
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Disciplina: Escola Cultura e Sociedade.
Aluna: Elisângela Rodrigues Garcia.
Atividade: ESC 10-Texto Inicial
Professora: Vera Corazza.
SER PROFESSOR/SER PROFESSORA
Tivemos a oportunidade de ler Paulo Freire http://www.paulofreire.org/Biblioteca/joselina.htm , refletir sobre o papel da educação e sua capacidade de intervenção e transformação da sociedade.
A educação como fim de intervir, como prática da libertação. Indivíduos analfabetos são alienados à libertação. Não possuem uma visão crítica da sociedade, sendo assim não possuem a prática de intervir.
Paulo Freire nos da às diretrizes da educação quando defende que “A educação em seu conteúdo”, seus programas e seus métodos necessitam estar adaptada ao fim que per cegue , permitindo ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo, estabelecer com outros homens relação de reciprocidade, fazer a cultura e a história.
Estudando os textos percebi com emoção que sou professora preocupada e agente da práxis ação-reflexão.
Quando “meus” alunos me questionam o como fazer isso ou aquilo, conduzo-os a descobrir como eles pensam ser a forma, partindo do que eles sabem , buscam novos conhecimentos, escolhem caminhos, responsabilizam-se pelos objetivos alcançados, tornam-se agentes sujeitos do ser, enquanto indivíduos transformadores e críticos.
Enquanto estudo, as atividades e textos propostos por este curso de PEAD, descobru-me enquanto professora que sou em uma relação horizontal entre educador-aluno busco suportes e ferramentas que institucionalizam sujeito-sujeito na prática educativa e na relação homem-mundo.
Através da teoria que busco, vou construindo minha identidade enquanto professor, tendo consciência das deficiências na educação tornando-me acinte das mudanças necessárias criando e recriando novas modalidades de ver, de ser, de agir no micro e no macro contexto social.
A pergunta é: _Por que, tendo consciência do papel frente ao desafio de educar nos prostramos de forma estagnada , quando muito, cumprindo objetivos decididos por especialistas afastados da realidade cotidiana da vida em sala de aula?
Esta postura passa aos educandos a idéia de que “não há mais jeito, não é possível haver mudanças porque somos incapazes de mudar e transformar a realidade”.
Ninguém, portanto faz algo que possa mudar essa visão que, frustra e decepciona.
Nem o professor, nem o aluno vêem a escola como ativa na ação cociente crítica e transformadora.
Acredito que muitos professores querem transformar a prática educativa com a finalidade de intervir para a libertação, mas muitas vezes falta-lhe a resposta de “o que fazer e como fazer?” não tem a compreensão teórica para então, preparados, colocar em prática a teoria como objeto transformador,
Como falar e agir em liberdade nas salas de aulas, quando a própria escola esta cheia de grades e cadeados, aonde o ir e vir no espaço em que deveria constituir o ser livre, não permite ultrapassar as barreiras físicas e intelectuais.
Este será nosso maior desafio primeiro, na caminhada que estamos iniciando em busca da nossa formação acadêmica. Ultrapassar não basta necessário é, abrir caminhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Olá Elisangela, passei por aqui para te deixar um abraço.
Beijos, Ivana.
Olá, Elisangela!
Estou dando uma passadinha para desejar uma boa semana de estudos!
Um abraço, Tatiana - Tutora S.I.
Parabéns Elisangela! Atividades em dia e que bela reflexão. Continua tua reflexão sobre ser professora participando do wikistoria e construindo teu texto. Um grande abraço, Vera
Boa noite! Passei só para dar um oí, e te desejar uma boa semana! Bjs. Apareça no pólo!Adriana
Oí Elisangela, também estou com o mesmo probleminha. Espero que logo se resolva. Bjs. Adriana
Desjo a ti e tua família muita luz, paz, amor e alegrias não só agora no Natal, mas sempre!
Oi Elisangela!!
Passei para te desejar um Feliz Natal e um ano com muita saúde, paz , amor e conquistas!!
Bjs,
Marlene.
Oi Elisangela! Estamos chegando ao final deste primeiro semestre de curso, não é?! Tá faltando bem pouquinho agora, aguardamos teu relato final da ECS10 e a ECS11 para o fechamento das atividades, ok?! Aproveito para desejar um FELIZ NATAL cheio de amor, paz, saúde, esperança e realizações pra você e para os que ama! Com carinho, Tutora Fernanda, ECS, Porto Alegre.
Feliz Natal!!! Muitas felicidades, saúde, paz, amor e realizações hoje e sempre. Beijos, Ivana
Oi Andreia, como foi o natal?
O ano está terminando e o semestre também, estou conferindo as atividades. Está faltando o relato final da ECS11, no blog colaborativo e o da ECS10 no teu blog.
Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@
Postar um comentário