Total de visualizações de página

27 de dez de 2006

ESC 10 POSTAGEM FINAL


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna: Elisângela Rodrigues Garcia.

Disciplina: Escola Cultura E Sociedade.

Atividade: Esc 10 Postagem Final.

Professora: Vera Corazza.

A pergunta é: _Por que, tendo consciência do papel frente ao desafio de educar nos prostramos de forma estagnada , quando muito, cumprindo objetivos decididos por especialistas afastados da realidade cotidiana da vida em sala de aula?

Se a escola faz parte de um contesto social, é resultado da ação humana, o que estamos fazendo enquanto educadores, e que escola queremos formar neste contexto social?

Pra respondermos esta questão, necessário é encararmos os problemas e a realidade que deve ser modificada, de frente, sem receio, com coragem e autonomia para a transformação.

TRANSFORMAÇÃO... A prática sendo exercida guiada pela teoria, representa a materialização do conhecimento.

Nós professores devemos conhecer a realidade de nossos educandos, ter como diretriz, em nosso trabalho, o reconhecimento das emoções, sejam elas qual forem, nos mostra o caminho que devemos seguir. Paulo Freire diz: “Que não há pratica docente verdadeira que não seja ela mesma um ensaio estético e ético.” A este pensamento devemos nos agarrar para obtermos o equilíbrio em nossa prática docente.

São visíveis em nosso campo de trabalho, todos os espaços que ai está representando a sociedade. Esta na hora de reconhecê-los e propiciarmos as mudanças. Enquanto ignorarmos o que devemos fazer e o quanto sabemos desta realidade social, jamais seremos educadores sujeitos de mudanças na história.

Construirmos a nossa wikistórias ser professora/professor, é muito mais do que observar e analisar a realidade devemos permitir a vivência de situações estimulantes e encorajadoras que definem o caráter da ação e o comprometimento de uma escola com a função de transformadora social.
Projetos que permitem uma melhor qualidade de vida a toda a pessoa indistintamente é o caminho objetivo que a escola possui para a ação e transformação.

Neste contesto esta a formação do docente, sempre incompleta e inacabada, encontrando resistências na escola, comunidade e em nós mesmos, quando decidimos e optamos por enfrentar os desafios. E nesta prática diária e contínua vamos formando a nossa wikistória.

Esta atividade me fez avaliar e reavaliar minha prática docente. Até que ponto estou contribuindo para as transformações necessárias para uma escola que seja atuante em uma sociedade crítica e atuante na formação da sua própria escola. O meu eu/professora e minha formação docente projetados para as transformações e ações críticas e orientadoras no processo destas transformações. Vejo-me atuante e comprometida com estes projetos que vão formando e transformando as nossas histórias.

4 comentários:

Vera disse...

Olá Elisangela, Parabéns que bela reflexão! Aproveito para agradecer o carinho e mensagem e retribuo os votos de um Feliz 2007 com muitos desafios aprendizagem e alegrias. Um gande abraço, Ver@

PS: Nao encontrei ainda a ECS11. Nao esquece o link aqui para o texto final no blog colaborativo.

Ivana disse...

Olá Elisangela, que linda mensagem que postaste no meu blog!
Obrigada!
Abraços, Ivana

educação disse...

Oí passei para te desejar dias maravilhosos, de muito descanso.E um ótimo ano Bjs. Adriana

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,