Total de visualizações de página

1 de jul. de 2007

MEMÓRIA, ESQUECIMENTO, MEMÓRIA COLETIVA E INDIVIDUAL...







A memória surge como um processo de retenção de informações nas quais nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas.
Já o esquecimento é uma falha na retenção ou na evocação dos dados da memória. Trata-se de fenômeno muito comum que, em maior ou menos grau, ocorre com qualquer pessoa. Considerando-se a interferência, sabe-se que um novo aprendizado pode interferir com um antigo que lhe guarde alguma semelhança ou que lhe possa ser associado. Assim, a cada nova informação haveria modificação naquelas já sedimentadas. O acúmulo de informações ao longo do tempo faria com que pessoas de mais idade tivessem maior dificuldade em relação à evocação da memória. Não é possível evocar uma informação se ela não foi devidamente arquivada. Para que o ser humano possa reter na memória uma determinada informação, é necessário que sua atenção esteja voltada para isso. Sem atenção, não há qualquer possibilidade de se guardar um fato e sem guardá-lo, não há como recuperá-lo depois.


Memória individual é aquela guardada por um indivíduo e se refere as suas próprias vivências e experiências, mas que contém também aspectos da memória do grupo social onde ele se formou, isto é, onde esse indivíduo foi socializado. Há também aquilo que denominamos de memória coletiva que é aquela formada pelos fatos e aspectos julgados relevantes e que são guardados como memória oficial da sociedade mais ampla. Ela geralmente se expressa naquilo que chamamos de lugares da memória que são os monumentos, hinos oficiais, quadros e obras literárias e artísticas que expressam a versão consolidada de um passado coletivo de uma dada sociedade.

5 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bo dia Elisângela! Exemplo da memória coletiva, é o ataque as Torres Gêmeas, nos EUA.Esta lembrança continua e continuará viva, em todo o mundo.
Bom final de semana!
Bjs...
Adriana

Anônimo disse...

Undeniably believe that that you stated. Your favorite justification appeared to
be on the web the easiest factor to take into accout
of. I say to you, I definitely get irked whilst folks
consider worries that they plainly do not recognize about.
You controlled to hit the nail upon the highest as smartly as
outlined out the whole thing with no need side-effects , folks can take a signal.

Will likely be back to get more. Thanks
Feel free to surf my website : grumpy cat

Unknown disse...

olá elisâgela,me de um exemplo de memória individual por favor

Unknown disse...

elisângela me de um exemplo de memória individual por favor?

Unknown disse...

um dia minha mãe me disse para não me molhar,pois não teria sol para secar... ( memória individual)