Total de visualizações de página

30 de ago de 2009

*CONHECIMENTO NÃO OCUPA LUGAR


Minha mãe dizia esta frase todos os dias de minha vida enquanto eu ia crescendo fisicamente e em conhecimentos.
Muitas vezes me vi pensando sobre a tal frase que não queria calar. Por que ela tinha que repetir isso sempre que eu achava uma coisa muito difícil de se aprender? Quando eu lhe dizia que não sabia fazer uma coisa que ela mandava fazer, ela respondia: _ É uma ótima oportunidade que você tem de aprender. Bá, essa era”pra matar”. Nunca consegui argumentar isso.
Hoje tentei compreender o por quê sou tão apaixonada pelo conhecimento e pelo aprender, surpreendentemente lembrei de minha mãe dizendo...”O conhecimento não ocupa lugar... é uma ótima oportunidade de você aprender...” Percebi que ela estava me ensinando que posso aprender qualquer coisa e que a função maior do ser humano é aprender sempre. É graças a ela que sou a professora que sou e os meus alunos conseguem acreditar que é possível aprender, mais do que isso, é possível ser apaixonado pelo conhecimento. A vida é muito surpreendente mesmo! Semestre passado eu realizei algumas atividades na interdisciplina de Questões Étnicas Raciais, onde eu descrevia minhas características e apontava que em nada eu me parecia com minha mãe. Sou obrigada a rever meus conceitos mais uma vez, descobri hoje que o que tenho de mais bonito como característica de personalidade que é o amor pelo conhecimento, foi obra de minha mãe. Sei que não conseguirei transmitir com minhas palavras o quanto isso significa para mim quando com certo orgulho não me considerava nem parecida nem tendo trazido comigo algo de minha mãe. Aí Deus diz: _ Tens dela e deve a ela o que é e o que considera mais especial em tua vida!
Deixo este recado a todos que consideram ter suas opiniões já formadas e conceitos já definidos como verdades absolutas em si mesmas.
Lendo o texto “O menininho” de Helen Buckley eu compreendi que ao contrário do que eu pensava que minha mãe muito pouco havia sido presente na minha formação e nada eu devia a ela pela pessoa que sou hoje, descobri que minha mãe sabiamente agia de forma a desenvolver em mim quem SOU. OBRIGADO MÃE.

4 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Rosângela!
A reflexão referente às sábias respostas que sua mãe lhe interpelava em momento que lhe parecia difíceis executar determinadas coisas. O mais importante e difícil de fazer e de refazer é o reconhecimento que aflorou em sua consciência e você registrar. Vejo a importância de cada Interdisciplina na vida estudantil que vem ao encontro de coisas adormecidas que jamais despertaria se não fosse dada à oportunidade de refletir. Acredito que sua mãe deve sentir muito orgulho, de ter uma filha como você, Nós nos sentimos orgulhosos de tê-la com aluna do PEAD.
Os seus registros são muito importantes.
Obrigada por suas postagens!
Desejamos sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abraço,
Geny Schwartz e Equipe da Coordenação.
PEAD/FACED/UFRGS

Geny disse...

Desculpa Elisângela em digitar mal o seu nome, no comentário.
Bjs.
Geny

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elisângela: muito bonita tua postagem. Que bom que consegues enxergar todo esforço e dedicação que tua mãe te forneceu. Às vezes, demoramos para reconhecer as ações das pessoas, mas o importante é que a gente consegue valorizar. Com certeza, antes tarde do que nunca. Abraço, Anice.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,