Total de visualizações de página

24 de ago. de 2011

PLANEJAMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL_FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA FLOR

PLANEJAMENTO DE 22 A 26 DE AGOSTO
TEMA: FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA FLOR

OBJETIVOS:

·         SER INSENTIVADO A SENTIR O PERFUME DAS FLORES E COMPREENDER A FUNÇÃO DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO OLFATO: O NARIZ;

·         DISPERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE CUIDÁ-LO, ETC.

·         IDENTIFICAR A LIXEIRA DESIGNADA AOS LIXOS DE PAPÉIS;

·         Conhecer as características da flor;

·         Construir os conceitos básicos sobre os componentes da flor;

·         Perceber o processo de desenvolvimento da flor;

·         Perceber a importância da preservação da flor;

·         Incentivar o respeito às flores.
_________________________________________________________________________
2ª FEIRA
RODINHA:
Músicas de cumprimento e
Música: Ai Meu Nariz!
Letra: Balão Mágico.

Eu não sei o que é que eu fiz
Eu só sei que o meu nariz
Funga-funga a-a-a-a!
...
Ai meu nariz, ai meu nariz
Ele parece muito mais um chafariz
...
Disponível em:
Assistir o vídeo na sala e cantar a música na rodinha.
LEVAR A LIXEIRA DISPOSTA NO REFEITÓRIO PARA PAPÉIS, PARA A SALA DE AULA.
Obs.: Aproveitar este momento para o exercício de assuar o nariz. A professora entrega para cada criança um pouco de papel higiênico. Demonstrar a forma coleta de assuar o nariz, ação que deve ser repetida pelas crianças. Observar a importância de colocar o papel utilizado no lixo corretamente.
LIXO MARROM (PARA PAPÉIS).
ATIVIDADE DIRIGIDA:
A PROFESSORA DISPÕE SOBRE A MESA DIFERENTES FONTES DE CHEIROS. EX: SABONETE, CEBOLA, CHÁS, VINAGRE, ETC.
AS CRIANÇAS SÃO INSENTIVADAS A OBSERVAR COM MUITA ATENÇÃO ESTA EXPOSIÇÃO.
EM SEGUIDA UM A UM, DE OLHOS VENDADOS, É LEVADO A SENTIR O CHEIRO DE ALGO. TENTAR ADIVINHAR QUAL A ORIGEM DO CHEIRO.
ATIVIDADE LIVRE: REALIZAR UM PASSEIO NOS ARREDORES DA ESCOLA, OBSERVANDO E SENTINDO OS CHEIROS, OS QUAIS, ENCONTRAR PELO CAMINHO. JUNTO COM A PROFESSORA TENTAR IDENTIFICAR O PERFUME DAS FLORES, DA TERRA, DAS ÁRVORES, ENFIM, DE TUDO O QUANTO POSSÍVEL.
ATIVIDADE CRIADORA:
PINTAR E COLAR UMA TAMPA DE GARRAFA PET NO NARIZ DO PALHACINHO.

SALA DE AULA:
BRINCAR COM OS FRASCOS VAZIOS DE CHAMPU, CONDICIONADORES, ETC.

TEMA: PARA AS ATIVIDADES DE AMANHÃ, TRAZER UMA GARRAFA PET VAZIA.
_______________________________________________________________________________ 
3ª FEIRA
RODINHA:
OBSERVAR UM VASO COM FLORES, AS CARACTERÍSTICAS, COR E PROPICIAR A CADA CRIANCA A OPORTUNIDADE DE CHEIRAR A FLOR.
AINDA NA RODINHA OUVIR E CANTAR A MÚSICA: “FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA SEMNENTINHA”.
Obs.: Conversar sobre o desenvolvimento das plantas, atividades desenvolvidas no projeto realizado no início do semestre e apresentado aos pais na FEIRA MULTICULTURAL no dia 6 de agosto, na escola.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
REPRESENTAR COM GESTOS, A MÚSICA “FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA SEMENTINHA”.

ATIVIDADE CRIADORA:

Móbile de flores de pet
A professora recorta e dá forma às flores de garrafas pets na frente dos alunos. Para que eles entendam o processo da atividade. As crianças deverão pintar as flores com cola colorida. Quando secas, compor um móbile para a sala de aula.
ATIVIDADE LIVRE:
Visitar a horta da escola e regar as mudinhas de verduras.
SALA DE AULA:
Brincar com os carrinhos, legos em formato de pistas e o tapete pedagógico com as gravuras de estradas.
TEMA: PARA AS ATIVIDADES DE AMANHÃ, QUEM PUDER, DEVE TRAZER GALHOS DE ALECRIM.
___________________________________________________________________________
4ª FEIRA
RODINHA:
Músicas de cumprimentos e cantigas aprendidas na semana.
POESIA:
Meu Corpo
Poema de Ruth Rocha.
Eu tenho dois olhos que são para ver.
Eu tenho um nariz que é bom para cheirar.
Eu tenho uma boca: serve para comer.
Eu tenho duas orelhas que são para escutar.
Tenho duas pernas e tenho dois braços que servem para andar e para abraçar.

CANTIGA:
Alecrim Dourado
Alecrim, alecrim dourado
que nasceu no campo
sem ser semeado
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim
Alecrim, alecrim miúdo
que nasceu no campo
perfumando tudo
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim
Alecrim, alecrim aos molhos
por causa de ti
choram os meus olhos
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

AINDA NA RODINHA, OBSERVAR UM VASO COM ALECRIM, SENTIR O CHEIRO, OBSERVAR SUAS CARACTERÍSTICAS, ETC.

ATIVIDADE NA SALA DE VÍDEO:
ASSISTIR AO DVD GALINHA PINTADINHA dois, POIS NELE CONTÉM A MÚSICA ALECRIM.

ATIVIDADE CRIADORA:
RASGAR COM AS PONTAS DOS DEDOS, TIRINHAS DE PAPEL CREPOM VERDE. COLAR EM UMA FOLHA BRANCA COMPONDO UMA PAISAGEM DE ALECRINS.

ATIVIDADE LIVRE:
ÁREA COBERTA.
SALA DE AULA:
OPORTUNIZAR QUE CADA CRIANCA DEFINA COM QUE BRINQUEDO OU JOGO DESEJA BRINCAR.
TEMA: PARA AMANHÃ, CADA ALUNO DEVERÁ TRAZER UMA FLOR DE SUA PREFERÊNCIA.

_______________________________________________________________________________
5ª FEIRA
RODINHA:
CANTIGAS DE CUMPRIMENTO;
POESIA: A Flor Amarela
Olha
A  janela
Da  bela
Arabela
Que  flor
É  aquela
Que  Arabela
Molha? É uma flor amarela 
Cecília Meireles.
AINDA NA RODINHA, OBSERVAR TODAS AS FLORES TRAZIDAS PELOS ALUNOS, SUAS CARACTERÍSTICAS COMO AS CORES, PERFUMES, ETC.
COMPOR UM LINDO BUQUÊ PARA ENFEITAR A SALA.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
DECLAMAR A POESIA REPRESENTANDO-A COM OS GESTOS CORRESPONDENTES.
ATIVIDADE CRIADORA:
FLORES DE FORMINHAS DE DOCINHOS:

PINTAR AS FORMINHAS DE DOCES COM O DEDO E TINTA. EM SEGUIDA COLAR EM UMA FOLHA DE PAPEL COMPONDO UMA FLOR.
ATIVIDADE LIVRE:
PRACINHA
SALA DE AULA:
JOGOS PEDAGÓGICOS.

PASSEIO: ESCOLHER UM ESPAÇO NA ESCOLA E COM AS PROFESSORAS, PLANTAR AS MUDINHAS DE FLORES TRAZIDAS DE CASA. REGAR E IDENTIFICAR O CANTEIRO COMO DA TURMA FE2.
_______________________________________________________________________________
 
6ª FEIRA
RODINHA:
Cantigas de cumprimento.
HORA DO CONTO:
“O QUE EU QUERO”. (TATIANA BELLINKY).
OBS: CANTAR COM AS CRIANÇAS AS CANTIGAS APRENDIDAS NESTA SEMANA.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
NA ÁREA COBERTA, COM UMA BOLA NA MÃO, REALIZAR UM CIRCUITO PELOS BRINQUEDOS E TÚNEL DE TECIDO.
IMPORTANTE: A CRIANÇA NÃO PODERÁ DERRUBAR A BOLA DA MÃO ATÉ QUE TENHA PERCORRIDO TODOS OS BRINQUEDOS. OS DEMAIS COLEGAS ASSISTEM CADA TRAJETÓRIA FAZENDO TORCIDA E VIBRANDO A CADA CONQUISTA.
ATIVIDADE CRIADORA:
REALIZAR AS ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS QUE POR ALGUMA RAZÃO OU CIRCUNSTÂNCIAS, NÃO REALIZARAM NOS DIAS ANTERIORES.
ATIVIDADE LIVRE: PRACINHA.
SALA DE AULA: BRINCAR COM OS JOGOS PEDAGÓGICOS.

OBS: VISITAR O CANTEIRO DE FLORES PLANTADAS NO DIA ANTERIOR E REGAR AS PLANTAS.
_______________________________________________________________________
FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA SEMANA:






 

Um comentário:

Roseli disse...

A palavra correta é incentivar.