Total de visualizações de página

3 de ago. de 2011

PLANEJAMENTO: VOLTA ÀS AULAS.

PLANEJAMENTO DE 01 A 05 DE AGOSTO
TEMA: VOLTA ÀS AULAS
 OBJETIVOS:
READAPTAR-SE À ROTINA ESCOLAR;
OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS PLANTINHAS SEMEADAS ANTES DO RECESSO ESCOLAR;

2ª F
HORA DA RODINHA:
OBSERVAR O BERÇÁRIO DAS PLANTINHAS NA SALA DE AULA.

BRINCADEIRA LIVRE:
BRINCAR DE CASINHA.
OBS: SENDO O PRIMEIRO DIA APÓS O RECESSO ESCOLAR, DEIXAR AS CRIANÇAS À VONTADEPARA READAPTAREM-SE AO AMBIENTE DA SALA DE AULA.

BRINCADEIRA DIRIGIDA:
NA PRACINHA, ANDAR POR SOBRE O CAMINHO FEITO DE TOCOS DE ÁRVORAS.

BRINQUEDO PEDAGÓGICO:
BRINCAR COM OS LEGOS DE PISTAS DE CARRINHOS.

HORA DO VÍDEO:
ASSISTIR UM FILME À ESCOLHA DOS ALUNOS.
OBS: ESCOLHERAM UM DVD DO PATATI E PATATÁ.

3ª F

CHEGADA:
APÓS A RECEPÇÃO DOS ALUNOS, DOSPÔ-LOS SENTADOS NO TAPETE DA SALA, DISTRIBUIR, A CADA UM DELES, UM LIVRINHO DE HISTÓRIAS INFANTIS. INSENTIVAR OS ALUNOS A VERBALIZAR SUAS INTERPRETAÇÕES.

HORA DA RODINHA:
MÚSICAS DE CUMPRIMENTO.
 
NOVA CANTIGA:
“ ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO.
“ ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO.
AI MEU AMOR
QUEM TE DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO
É O ALECRIM?
AI MEU AMOR
QUEM TE DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO
É O ALECRIM?

BRINCADEIRA LIVRE:
BRINCAR COM OS BLOCOS LÓGICOS DE MADEIRA.

BRINCADEIRA DIRIGIDA:
REPRESENTAR E CANTAR A MÚSICA “FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA SEMENTINHA...”

ATIVIDADE CRIADORA:
EM UM PAPEL PARDO, A PROFESSORA DIVIDE-O CONFORME AS NECESSIDADES E DESENVOLVIMENTO DA PLANTA, ASSISTIDA EM FILME EM AULA ANTERIOR AO RECESSO ESCOLAR.
AS CRIANÇAS PARTICIPAM CRIANDO O PAINEL COM TINTAS, COLAGEM DOS GRÃOS, DOS CORAÇÕES, ETC.
EX.

4ª F

HORA DA RODINHA:
CANTIGAS DE CUMPRIMENTO.
OBSERVAR O PAINEL CRIADO NA AULA ANTERIOR E FAZER CONSIDERAÇÕES À RESPEITO DOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM AS PLANTINHAS.

BRINCADEIRA LIVRE:
PRACINHA

BRINQUEDO PEDAGÓGICO:
QUEBRA-CABEÇAS DE MADEIRA.

BRINCADEIRA NA SALA DE AULA:
LÉGOS, BRINCAR NA CASINHA.

BILHETE:
QUERIDOS PAIS E FAMILIARES:
PARA AS ATIVIDADES DE SEXTA FEIRA, TRAZER DUAS CAIXAS DE LEITE POR ALUNO. ABRAÇOS.

5ª F


HORA DA RODINHA:
ENSINAR MÚSICA NOVA PARA A ORAÇÃO. COMBINAR COM AS CRIANÇAS QUE ESTA SERÁ FEITA TODOS OS DIAS ANTES DE INIARMOS AS ATIVIDADES NA SALA DE AULA.


“ANJINHO DA GUARDA, FIEL AMIGUINHO
LEVE-ME SEMPRE
PARA O BOM CAMINHO.
SOU PEQUENENINHO
MAS, AMO JESUS,
ELE ME ENSINA,
O CAMINHO DA LUZ. AMÉM!”

BRINCADEIRA LIVRE:
BRINCAR COM OS BRINQUEDOS NA ÁREA COBERTA.

BRINCADEIRA DIRIGIDA:
BRINCAR DE GATA CEGA. DISPOSTOS EM CÍRCULO, A PROFESSORA COLOCA UMA VENDA NOS OLHOS DE UMA CRIANÇA, ESTA DEVERÁ, USANDO APENAS AS MÃOS, ADIVINHAR O COLEGUINHA O QUAL ESTÁ TOCANDO.


BRINQUEDO PEDAGÓGICO:
MASSINHA DE MODELAR.

6ª F
HORA DA RODINHA:
CANTIGAS DE CUMPRIMENTO.
MÚSICA NOVA:
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou.

BRINCADEIRA LIVRE:
VISITAR A SALA DE AULA DE OUTRA TURMA PARA BRINCAR COM AS CRIANÇAS DE TRÊS ANOS (VISITA PREVIAMENTE AGENDADA).

BRINCADEIRA DIRIGIDA:
QUE BICHO EU SOU?
A PROFESSORA IMITA SONS E VOZES DE ANIMAIS E AS CRIANÇAS DEVEM TENTAR ACERTAR QUAL O BICHO QUE ESTÁ SENDO REPRESENTADO.

ATIVIDADE CRIADORA:
PINTAR O DESENHO DO BOTE DO INDIOZINHO, COM A AJUDA DAS PROFESSORAS COLAR O DESENHO PINTADO EM DUAS CAIXAS DE LEITE E RECORTAR FORMANDO UM QUEBRA-CABEÇAS DE DUAS PEÇAS.

BRINQUEDO PEDAGÓGICO:
BRINCAR COM O QUEBRA-CABEÇA CONFECCIONADO.

HORA DO VÍDEO:
DVD DA “GALINHA PINTADINHA”, COM A MÚSICA APRENDIDA HOJE NA RODINHA.
 

Nenhum comentário: