OBS. DESEJO COMPARTILHAR AQUI O PROJETO DE TRABALHO DESTE ANO DE 2011 COM MINHA TURMA NA FAIXA ETÁRIA DE DOIS ANOS DE IDADE.
Objetivos Gerais:
ESCOLA: EMEI BRANCA DE NEVE
TURMA: CF 2 ANOS DE IDADE
PROFESSORAS:
ELISÂNGELA MARTINS RODRIGUES
Nº DE ALUNOS: 16
ANO: 2011
Algumas características DAS CRIANÇAS NA faixa etária DE DOIS ANOS DE IDADE:
EGOCENTRISMO: É a incapacidade de colocar-se no ponto de vista de outra pessoa;
CENTRALIZAÇÃO: Percebe apenas um dos aspectos de um objeto ou situação;
ANIMISMO: Atribui vida aos objetos, tudo tem vida;
REALISMO NOMINAL: a criança pensa que o nome faz parte do objeto;
INCLUSÃO DE CLASSE: Dificuldade de entender que um indivíduo ou objeto possa pertencer a duas classes ou mais; Ex: Que a mãe pode ser mãe, esposa do pai, mãe dos irmãos, amiga, etc.
SERIAÇÃO: dificuldades de fazer seriação;
CONSERVAÇÃO de nº: Ainda não construiu o conceito de nº mesmo que o represente de forma verbal.
Encontram-se na fase de desenvolvimento de transição do sensório-motor para o simbólico, no nível de linguagem também em transição do monólogo para o monólogo coletivo, socialmente organizam-se ora individualmente, ora em pares móveis, algumas crianças no nível de representação gráfica: realismo fortuito e outras no nível de realismo gorado e, quanto ao nível de representação, algumas conseguem realizar a imitação sem modelo e outras só realizam imitação com modelo.
Eixos Temáticos:
Movimento, música, artes visuais, linguagem oral, matemática, natureza e sociedade.
Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos.
Desenvolver a linguagem oral como capacidade de comunicação expressão;
Estimular a socialização entre as crianças e professora como um meio para desenvolver a oralidade;
Promover através do brincar um campo em que as crianças se sintam seguras para a manifestação e expressão emocional e cognitiva.
Através do lúdico, promover a socialização, neste sentido é fundamental trabalhar o desenvolvimento da autonomia.
Oportunizar situações onde a criança seja capaz de manifestar suas emoções e sentimentos bem como argumentar seu ponto de vista.
Desenvolver o pensamento conceitual na criança por meio da exploração simbólica e da construção da aprendizagem através da experienciação;
Promover através de atividades que contemplem o desenvolvimento das estruturas motoras, como base para a maturação de novas estruturas cognitivas.
Organizar um ambiente de sala de aula que promova a constituição de identidade para que a criança possa distinguir-se dos demais buscando o aperfeiçoamento da linguagem e o discurso como necessidade de comunicação com as outras crianças e com os adultos.
OBJETivos específicos
Oportunizar a criança a:
* Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) de forma a compreender e ser compreendido, ampliando as possibilidades expressivas do próprio movimento, de modo que possa expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no seu processo de construção de significados;
*Escolher livros para apreciar valorizando a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
* Reconhecer seu símbolo e localizar locais de seus materiais;
* Descrever personagens, cenários e objetos;
* Ouvir a leitura de textos de diferentes gêneros, como contos, histórias, poemas, lendas, músicas...
* Oportunizar momentos de familiarização com o mundo da escrita, através de sessões historiadas e jogos;
* Ampliar seu vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de ideias, compreensão e interpretação;
*Vivenciar noções de tempo e espaço com música, jogos e brincadeiras como forma de desenvolver a sequência lógica;
* Localizar e distinguir objetos e sua nomenclatura;
* Relatar experiências vividas de acordo com a sequência temporal (ontem, hoje e amanhã);
* Realizar ações cotidianas para que adquira maior independência, descobrindo limites e possibilidades;
* Participar de brincadeiras e jogos que envolvam movimentos ampliando o controle sobre corpo;
* Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações;
* Brincar e explorar diferentes brinquedos e posturas corporais;
* Familiarizar-se com a imagem de seu próprio corpo, por meio da exploração, brincadeiras, uso do espelho, e da interação com outras crianças e adultos;
*Desenvolver o hábito da cordialidade, da gratidão, reconhecendo seus erros para melhor conviver;
* Identificar as partes do corpo humano;
* Participar de atividades que envolvam a expressão oral;
* Oportunizar jogos e brincadeiras utilizando a dramatização e a simbolização;
* Desenvolver a memória auditiva;
CONTEÚDOS
* Hora do conto;
* cantigas;
* brincadeiras com rimas;
* jogos verbais;
* gestos;
* sons;
* palavras ritmadas;
* cadências sonoras;
* lendas;
* brincadeiras de deslocamento espacial;
* função dos objetos;
* Tempo/agora;
* sinais;
* símbolos;
* imitação com modelo;
* imitação sem modelo;
* partes do corpo;
* hábitos;
* locomoção;
* voz (reconhecimento);
* vocabulário;
* som;
* ritmo;
* identificar a escola e objetos da escola;
Estratégias
*Levar a criança à frente de um espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo;
*Expor na sala de aula a foto de todos os alunos com nome, para que eles possam se reconhecer mais facilmente;
*Montar um mural com fotografias dos alunos em que eles apareçam ao lado dos pais, irmãos ou amigos e, assim, cada um possa se diferenciar dos demais e perceber-se como membro de um grupo;
*Canções de ninar, palavras ritmadas, cadências sonoras, jogos orais, brincadeiras subjetivas que caracterizam o desenvolvimento da linguagem oral.
*Criar diferentes situações nas quais cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira de sua preferência. Dessa maneira ela começa a se colocar como um ser único, com desejos e características próprias;
*Sempre que possível, promover aprendizagem com crianças mais velhas, que possam servir de modelo na sala de aula.
* Ouvir a criança;
* Falar com a criança;
* Contar histórias;
* Cantar cantigas infantis;
* Ler;
* Explicar os sons;
* Dar instruções através de gestos e palavras;
* Apontar e identificar os objetos;
* Orientar a criança na descoberta de si mesmo;
* Jogos verbais e não verbais;
* Exploração de sinais;
* Brincadeiras com mímicas;
* Imitação;
* brincar;
* explorar objetos e o ambiente;
* narrar histórias e acontecimentos;
* manifestar-se através de produções artísticas;
* dramatizar;
* arrumar a sala;
* arrumar os seus pertences;
* andar pela escola identificando os ambientes;
* brincadeiras de rodas;
* dialogar;
* manipular livros;
* brincadeiras ao ar livre;
ARQUITETURA PEDAGÓGICA
Ao longo do desenvolvimento do projeto, considerar, observar e descrever o processo de aprendizagem das crianças com base nos seguintes aspectos cognitivos e de desenvolvimento emocional e social:
* As expressões artísticas através do desenho;
* Linguagem verbal e expressões corporais;
* capacidade de classificação e seriação (apenas como diagnóstico do nível de desenvolvimento);
* A percepção do ambiente: sala de aula, pracinha, área coberta e outros;
* A interação dos sentidos com o ambiente;
* A manipulação dos objetos e a relação com estes;
* Os movimentos, repetições intencionais e espontâneos;
* A superação de obstáculos e desafios;
* Considerável aumento do vocabulário;
* Exercício da linguagem por meio de músicas, poesias, etc.;
* Socialização;
* Hábitos de higiene;
* Cumprimentos, pedir favor, agradecer, pedir licença, comportar-se à mesa;
* Ser corajoso, ajudar os outros, “ser bom”;
* Papéis e atitudes em geral;
* Identificar-se.
As atividades e diferentes situações serão registradas por meio de fotografias e filmagens que serão salvas em um DVD. Cada criança receberá um exemplar como lembrança de suas aprendizagens e momentos na escola ao final do ano letivo. Em momento oportuno, será feita a apresentação do projeto, aos pais, com apresentação do vídeo e da proposta de trabalho para o ano letivo de 2011.
As atividades criadoras serão arquivadas em um portfólio. Cada criança receberá o seu como incentivo e reconhecimento de autonomia. As atividades e produções das crianças que não couberem no portfólio serão guardadas em caixas devidamente identificadas e entregues ao final do semestre para os familiares.
Televisão, rádio CD, DVD, fotografia, filmagens, gravação, materiais didáticos como, giz de cera, lápis de cores, cola, tintas, recorte, livros, brinquedos adequados à sua idade, etc.
ESTRATÉGIAS, RECURSOS E ORGANIZAÇÃO NO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO:
Pastinhas para as atividades realizadas, devidamente identificadas com os nomes e fotografias das crianças;
Exposição na parede da sala de aula, da rotina através de imagens e figuras, usando a linguagem visual acessível à faixa etária da turma;
Organização dos locais de objetos pessoais das crianças devidamente identificados pelo símbolo da fotografia de cada um: ganchos para as mochilas, toalhinhas, escovas de dente, canequinhas e chamada;
Organização de um ambiente em sala de aula que propicie a liberdade dos movimentos, brincadeiras e recursos pedagógicos referentes aos planejamentos;
Materiais didáticos e recursos pedagógicos, jogos e brinquedos, organizados e expostos de forma a facilitar sua utilização;
Murais para a exposição das atividades dos alunos, combinações, organização dos diferentes tempos e espaços da rotina escolar e para a intercomunicação entre os professores, disponibilizados de forma integrada e harmônica no ambiente;
Espelhos disponibilizados em lugares estratégicos;
Almofadas e tapete para a hora da rodinha;
Cantos móveis como recursos importantes no processo de aprendizagens, como por exemplo, cortina e caixas para brincadeiras de esconderijos, etc;
Avaliação
Será por meio da observação, registro do desenvolvimento no processo, nas diferentes situações e momentos das atividades da rotina. Através da análise e reflexão semanal (tripé da teoria de Piaget: ação/reflexão/ação). Considerando os objetivos propostos, observar se a criança apresenta evolução no desenvolvimento e aquisição da linguagem oral, desenvolvimento da identidade, autonomia e socialização. Esta avaliação será contínua durante todo o ano, podendo ser considerada na reestruturação e reformulação das estratégias, recursos e conteúdos.
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