Total de visualizações de página

22 de set. de 2011

PLANEJAMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL_ CHEGOU A PRIMAVERA

Chegou a primavera!
Período:  26 de setembro a 30 de setembro

 Objetivos:
- Trabalhar a coordenação motora fina e ampla.
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.
- Observar as particularidades de flores e de folhas (cores, formas e tamanhos).
- Identificar e nomear as cores.
- Desenvolver a percepção tátil e olfativa.  

Atividades 

Segunda- feira: 

RODINHA: explicar sinteticamente o que é a primavera, que iniciou no dia 23 de setembro.

“A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. É a época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. Durante essa estação, a temperatura vai, aos poucos, aumentando.”

Recitar e fixar a poesia abaixo:

NO JARDIM
(HELENA PINTO VIEIRA)
JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO
 

DIRIGIDA:
Passeio no parque, observando as flores que estão nascendo, seu colorido e perfume. Coletar com as crianças vários tipos de folhas e levar para a sala de aula. Durante o passeio, ir recitando pelo caminho a poesia aprendida na rodinha. 
Observação das folhas coletadas: ao voltar do passeio, expor todas as folhas que as crianças encontraram em cima da mesa; deixá-las observarem, fazerem comentários, tocarem nas folhas; comparar tamanhos, texturas, quantidades. 
CRIADORA:
Material: folhas de ofício, giz de cera, folhas coletadas durante o passeio no parque.
Colocar algumas folhas embaixo da folha de ofício e pintar por cima com o giz de cera. Observar o desenho que fica no papel. 
Terça- feira:
RODINHA:
Musicas de cumprimento;
Poesia No jardim, aprendida ontem;  
CRIADORA:

Material: papel colorido (verde, vermelho, rosa, amarelo), cola e desenho entregue pela professora (anexo)
Cada criança pica com a mãozinha seus papéis coloridos. A professora passa cola na flor e a criança cola seus papéis picados, montando um mosaico. 

CRIADORA 2:
Jogo de Memória das borboletas – fixação as cores. 
Criação do Jardim Suspenso da Turma FE2A:

Levar as crianças para o pátio da frente da escola. Mostrar a elas as mudinhas compradas com o dinheiro que trouxeram e explicar que iremos montar um jardim. Com as garrafas pet previamente cortadas (modelo em anexo), cada criança colocará terra dentro da sua garrafa e, com ajuda das professoras, plantará sua mudinha. Explicar como plantar, como cuidar, etc., observar as cores, os tipos de flores. Levá-los diariamente para regar as flores.
Dirigida:
Na área coberta, com o giz branco, fazer marcas no chão, de forma que os alunos, um de cada vez, tenham a possibilidade de realizar as seguintes atividades. Fazer observações para a avaliação do semestre:

·         Caminhar com passos curtos;
·         Caminhar com passos longos;
·         Caminhar agachado;

Na sequência, a professora segura no alto, de forma que, as crianças possam alcançar pulando, um balão cheio contendo um chocolate dentro. A criança ganhará o balão com o chocolate na medida em que o alcançar e deverá estourá-lo sentando em cima, pois só assim poderá comê-lo. Os alunos deverão repetir o salto até que consigam alcançar o balão com o chocolate na mão da professora. Em caso de extrema necessidade em que haja algum aluno que não consiga alcançar, a professora facilitará, deixando-o na altura que a criança alcance.
Quarta- feira:
Rodinha: Músicas de cumprimento; Poesia No jardim;
HORA DO CONTO:
Recitar a poesia Leilão de Jardim, de Cecília Meireles.

Leilão de Jardim

(Cecília Meireles)
Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)
Criadora:





Flores de garrafa pet. (foto em anexo) Atrás da tampinha, colar com cola quente um palito de churrasquinho pintado de verde para fazer o cabo da flor. Plantar as flores criadas no jardim suspenso, junto com as flores naturais. 

DIRIGIDA:

A professora desenha um caracol no chão, com giz. Cada criança deverá fazer o caminho do caracol, até chegar no centro e depois voltar, tentando não pisar nas linhas do desenho. 
Quinta- feira:
Rodinha: Músicas de cumprimento; Poesia No jardim;

Criadora:
Confecção dos óculos floridos. (anexo)

DIRIGIDA:
Com os olhos vendados, as crianças deverão sentir o cheiro dos objetos oferecidos pela professora, tentando identificá-los. Exemplo: sabonete, flor, abacaxi, café... 

Sexta- feira:
Rodinha:
Músicas de cumprimento; Poesia No jardim.
HORA DO CONTO:

“bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha. Colocar no rádio para as crianças escutarem a narração da história. Mostrar as gravuras às crianças conforme a historia transcorre, colocando-as  no mural de feltro.
Criadora
- Painel de flores de mãos para expor no mural do refeitório. (foto do modelo em anexo) 

DIRIGIDA:
Na área coberta, dispor os seguintes materiais em lugares estratégicos formando cantos móveis distantes um do outro. Assim, as crianças terão a liberdade de escolha para brincar, bem como a necessidade do uso da imaginação para descobrir novos significados para os objetos e brincadeiras. Isso porque os materiais propostos, não sugerem funções pré-estabelecidas. São eles:

·         Tapete macio;
·         Caixa de madeiras sem formas definidas e sem cores;
·         Bastões de E. V. A. coloridos;
·         Caixa de embalagens vazias de amaciante de roupas;
·         Caixa de cartões;

Obs.: Todos estes objetos não têm função propriamente dita. Fazer observações quanto a postura, criatividade, afinidades, escolhas, etc., das crianças. 

PLANEJAMENTO ELABORADO PELA PROFESSORA LETÍCIA PINHEIRO.     

Nenhum comentário: