Total de visualizações de página

22 de set. de 2011

PLANEJAMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL_AS CORES DA PRIMAVERA


PLANEJAMENTO DE 03 A 07 DE OUTUBRO

TEMA: AS CORES DA PRIMAVERA

OBJETIVOS:

*Desenvolver no aluno o raciocínio lógico;
*Identificar e nomear as cores;
*Reconhecer as cores na natureza e no ambiente em que vive;
*Perceber as diferenças entre uma cor e outra, que as coisas são diferentes e igualmente importantes e belas e que cada um (ser humano) é diferente do outro. Ex: Uns são meninas, outros, meninos, etc.
*Desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a percepção visual;

SEGUNDA FEIRA:

HORA DA RODINHA:


Cantigas de cumprimento;
Música: “Meu pintinho amarelinho”;
Poesia: As cores
Amarelo é um pinto
amarelo é um limão,
amarelo é a cor do sol
que brilha no verão.

Azul é o céu,
azul é o teu olhar,
azuis são as ondas
que brincam no mar.

Verdes são as folhas,
verde é a esperança,
verde é a relva,
onde brincam as crianças.

Castanho é o tronco,
castanha é a montanha,
castanho é o macaco
que come a castanha.

Vermelho é o casaco,
vermelho é o calção,
vermelho fico eu quando
me chamam a atenção.

Laranja é um fruto,
laranja é o leão,
laranja é o sumo
que bebo de mamão.

Rosas são as flores,
rosa é o amor
Os beijos são rosa
de belo sabor.

Cinzenta é a nuvem,
e as gotas também,
cinzento é o dia
em que o amigo não vem.





ATIVIDADE DIRIGIDA:



A cobra.

A professora dispõe os alunos em uma fileira, de forma que todos possam visualizar quando cada um dos colegas realiza a atividade. Estender uma corda no chão e cada criança deverá passar por cima da corda, um de cada vez, sem, contudo, tocar, na corda.

Regra: É proibido tocar na corda.

Variação da atividade: Após todas as crianças realizarem a atividade caminhando, repeti-la, desta vez correndo.



ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:

Identificando as cores:

A professora mostra para as crianças, uma de cada vez, os quadrados de E. V.A., um de cada cor e pergunta qual a cor do quadrado. Observar se a criança identifica a cor corretamente, se faz associações com objetos da mesma cor ou qualquer outra associação. Por exemplo: Se a criança não acerta a cor do quadrado, porém diz uma palavra semelhante à pronúncia da cor correta, etc.

Obs.: Fazer anotações com referência a cada criança para constar na avaliação do semestre.



SALA DE AULA:

Tapete colorido:

Jogar o dado em cima do tapete e identificar a cor correspondente ao espaço em que o dado caiu.



ATIVIDADE LIVRE:

Passeio no parque nos espaços externos à escola.



TERÇA FEIRA:

HORA DA RODINHA:

Cantigas de cumprimento;

Poesia aprendida na aula anterior;

ATIVIDADE DIRIGIDA:

Pega- pega.

Na área coberta, a professora dispõe uma Corda no chão, na forma de um círculo. Ao sinal da professora, os alunos deverão correr, escapando da professora e as crianças que ela conseguir tocar, deve entrar no círculo até que todas sejam “capturadas”. Na sequência, uma das crianças pode ser designada a capturar os colegas e levá-los até dentro do círculo.



ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:

Pintar a folha com os personagens da poesia “As cores”, aprendida na aula anterior, referentes à primeira estrofe.

Pintinho: cor amarela


Sol: cor amarela


Limão: cor amarela




CAIXA MÁGICA:

Em uma caixa grande, como embalagem de fogão, por exemplo, a professora escolhe com as crianças alguns objetos, brinquedos, etc. que eles queiram atribuir à caixa. Em seguida, com um lápis, contornar cada brinquedo ou objeto dispondo as formas em toda a extensão da caixa. Recortar com um estilete, formando uma caixa que possibilite as crianças que coloquem os objetos dentro da caixa, obedecendo aos buracos que tenham a forma específica de cada um. Para facilitar a autonomia das crianças em buscar os objetos colocados dentro da caixa, fazer uma abertura que servira de porta de entrada.

As crianças deverão colorir a caixa com tintas e o uso das mãos.



SALA DE AULA:

Brincar com a caixa mágica. 

ATIVIDADE LIVRE:
Pracinha.



QUARTA FEIRA:


HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento;

Poesia aprendida na semana, “As cores”.



ATIVIDADE DIRIGIDA:

Na área coberta as crianças pulam no pula- pula. Ao descer do pula- pula, tentar pular, caso necessário, receber ajuda da professora. Elogiar e estimular as crianças a pular.

Observar e fazer anotações para a avaliação no final do semestre.



ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:

Pintar a folha com os personagens da poesia “As cores”, aprendida na aula anterior, referentes à segunda estrofe.




SALA DE AULA:

Brincar com a CAIXA MÁGICA.



ATIVIDADE LIVRE:

Pracinha.



QUINTA FEIRA:

HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento;

Poesia aprendida na semana, “As cores”.

Música: “O macaco pula, pula, pula...



ATIVIDADE DIRIGIDA:

Dispor as crianças em pé, uma de cada vez e esta deverá jogar uma bolinha dentro de uma cesta. Cada aluno terá três oportunidades para jogar as bolinhas. Obs.: Fazer anotações para a avaliação semestral.


ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:

Pintar a folha com os personagens da poesia “As cores”, aprendida na aula anterior, referentes à terceira estrofe.




SALA DE AULA:

Piscina de bolinhas_ Colocar na sala de aula a piscina de bolinhas coloridas. Deixar as crianças livres para criar a brincadeira. Em um segundo momento, dispor as crianças sentadas no banco. A professora orienta um de cada vez a buscar a bolinha na cor solicitada. Fazer anotações para a avaliação semestral.



ATIVIDADE LIVRE:

Pracinha ou área coberta.





SEXTA FEIRA:



HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento;

Poesia aprendida na semana, “As cores”.



ATIVIDADE DIRIGIDA:

Menino ou menina?

Dispor as crianças todas sentadas em um banco e no chão da área coberta, dispor duas cordas em forma de círculos. Ao chamado da professora, as crianças, uma de cada vez, deverão entrar no círculo correspondente ao gênero, o qual pertence. EX: Meninas entram no círculo das meninas, meninos entram no círculo dos meninos. Observar e fazer anotações para ver se as crianças já sabem se são meninas ou meninos. As observações devem ser com muita atenção aos critérios pelos quais as crianças escolham este ou aquele círculo (podem, por exemplo, escolher um círculo para ficar perto de algum colega o qual tem maior afinidade).





ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:

Pintar a folha com os personagens da poesia “As cores”, aprendida na aula anterior, referentes à quarta estrofe.



SALA DE AULA:

Colocar no chão da sala uma quantidade significativa de bastões de E. V. A. coloridos. Incentivar as crianças à inventar uma forma para brincar. Deixar fluir as brincadeiras com criatividade. Obs.: fazer anotações para a avaliação.



ATIVIDADE LIVRE:

Pracinha ou área coberta;

Nenhum comentário: