Total de visualizações de página

29 de set de 2011

PLANEJAMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL_TEMA: SUPERANDO OS DESAFIOS

PLANEJAMENTO DE 17 A 21 DE OUTUBRO 

TEMA: SUPERANDO OS DESAFIOS  

OBJETIVOS:
·         Estruturar o desenvolvimento da marcha, correndo com equilíbrio, domínio dos espaços físicos e simbólicos;
·         Salta com os dois pés juntos.
·         Saltar em um pé só;
·         Usar garfo e faca nas refeições;
·         Trabalhar as funções cognitivas, organização perceptivas, simbólicas e conceituais, estruturação espacial, coordenação motora global e lateralidade; 

2ª FEIRA: 

RODINHA: Cantigas DE CUMPRIMENTO:
BRINCADEIRA: ELEFANTE INTELIGENTE

- A professora começa: “ELEFANTE INTELIGENTE”.
- As crianças respondem: “O QUE”?
- Orientador diz uma parte do corpo e os alunos terão que tocar a parte citada; ex: “NARIZ”;
- Variação: podem tocar no corpo do colega que esta do seu lado.

 Na rodinha cantar batendo palmas e na sequência, interpretar a música na rodinha de pé. 

Música:
ANDA, ANDA

* Andar livremente pela sala cantando:
Anda , anda, anda
Anda vai andando
Anda, anda, anda
Até mandar parar. 

* Ordem: Cabeça com cabeça (Em duplas, encostar-se ao colega a parte do corpo citada);
* Variações: Pula, pula; Corre, corre; Dança, dança.  

ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:
MASSINHA DE MODELAR:
Na sala de aula, fazer bonequinhos com massinha de modelar;

PINTAR E RECORTAR O ELEFANTE:
ATIVIDADE DIRIGIDA:
Na área coberta, fazer um circuito de atividades:
Subir e descer do banco, primeiramente com a ajuda das professoras e na sequência pulando com os dois pés;
Subir, andar por toda a extensão e descer do banco;
A professora estende no chão uma corda em que as crianças deverão pular por cima sem encostar os pés na corda. Brincar que é uma cobra e não deve ser tocada;
Caminhar somente em cima da corda; 
ATIVIDADE EM SALA DE AULA:
Brincar com a caixa das fantasias. Deixar as crianças vestir-se sozinhas, bem como, despirem-se;
Observar e fazer anotações para as avaliações. 
ATIV. LIVRE:
Na pracinha, orientar as crianças a andarem por sobre os tocos de madeira, equilibrando-se. 
FEIRA:
RODINHA:
Cantiga de cumprimento:
“Põe a mão na cabeça, pões a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo e dá um abraço no amigo...”
Variar determinando diferentes partes do corpo para que as crianças os identifiquem colocando a mão. (mexer uma perna só, mexer a outra, as duas, um braço, o outro, os dois, uma mão, a outra, as duas, um pé, o outro, os dois, etc.) 
ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:
Pintar com giz de cera e com a ajuda da professora recortar e colar as partes do corpo do menino.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
Brincar de “Morto- vivo”.

ATIVIDADE EM SALA DE AULA:
TRAZER O TÚNEL DE TECIDO PARA A SALA DE AULA E DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM. OBSERVAR SE RESPEITAM A VEZ DO COLEGA PARA PASSAR NO TÚNEL;

ATIV. LIVRE:
Desenhar com um graveto no chão da pracinha um labirinto. Orientar os alunos para que caminhem no labirinto sem tocar a risca no chão. 

FEIRA:

RODINHA:
Dispor as crianças no tapete colorido, de forma que cada uma fique sentada em um quadrado de cor diferente do colega. A professora joga o dado das cores no centro da rodinha e a criança que estiver sentada no quadro com a mesma cor selecionada no jogo do dado, devera apresentar uma cantiga já aprendida na escola.

ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:
TAPETE DA SALA: Pintar a folhinha, imitando o tapete da sala (um quadro de cada cor).






























ATIVIDADE DIRIGIDA:
Pega a bola.
Dispor as crianças em uma fileira, a professora joga a bola para a criança, uma de cada vez que deverá jogar a bola de volta para a professora. Fazer anotações para a avaliação do semestre (quem consegue pegar a bola e jogá-la sem deixar cair no chão). 
ATIVIDADE EM SALA DE AULA:
Salto para frente: 
Organizar as crianças em uma fila e, uma de cada vez deverá subir no banco e saltar em cima do tapete. Bater palmas e incentivar as crianças a saltarem o mais longe possível. 
ATIV. LIVRE:
Pracinha ou área coberta.
FEIRA:
RODINHA:
Canções da rotina e de cumprimento.
Brincadeira:
Ainda na rodinha, a professora apresenta o bilboquê de garrafa pet e demonstra como brincar com ele. Cada criança terá a oportunidade de experienciar à brincadeira. 
ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:
Bilboquê de garrafa pet.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
“Mestre manda”
Dispor as crianças em uma fileira, um ao lado do outro. Ao comando da professora, as crianças devem imitá-la em ações como:
Pular em um pé só, pular com os dois pés juntos, ficar parado em um pé só, erguer uma das pernas, depois a outra, caminhar para um lado, depois para o outro, pular para o lado esquerdo, depois para o direito, pular com os braços para baixo, depois erguidos, braços para um lado, braços para o outro, etc.

ATIVIDADE EM SALA DE AULA:
Salto para trás:
Com o auxílio da professora, subir em cima do banco e saltar de costas em cima do tapete.

ATIV. LIVRE:
Brincar na pracinha.
Dispor na pracinha dois bancos cumpridos exatamente na mesma altura. Orientar as crianças para andarem uma atrás da outra por cima do banco, com os braços abertos. 

FEIRA:

RODINHA: Músicas de cumprimento da rotina;
Bola da vez:
A professora toma a iniciativa em jogar a bola para uma criança, esta deverá falar sobre as atividades realizadas na semana, a que mais gostou, a que não gostou e os por quês. Assim sucessivamente, uma criança joga a bola para a outra que deverá ser incentivada a fazer o mesmo, até que todas as crianças peguem a bola e façam a sua avaliação semanal. Fazer anotações para a avaliação do semestre.

ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS:
Realizar as atividades com as crianças que por algum motivo, deixaram de fazê-las nos dias anteriores.

ATIVIDADE DIRIGIDA:
Chute ao gol.
Chutar a bola no gol, uma de cada vez por diversas vezes.

ATIVIDADE EM SALA DE AULA:
Virar cambota:
No tapete da sala, uma criança por vez, virar cambota com o auxílio da professora para que o faça com uma postura adequada.

ATIV. LIVRE:
Jogo de futebol:
Na área coberta jogar futebol com os colegas e uma só bola.

Nenhum comentário: