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8 de out. de 2006

DURKHEIM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ALUNA:ELISANGELA RODRIGUES GARCIA

DISCIPLINA:ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE-ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA

ATIVIDADE: SEMANA 2 :ATIVIDADE :3
POLO ALVORADA

1-A posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill é que a influência da coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens e a ação dos membros de uma mesma geração,uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.A esta última reservamos o nome de educação.

2-Durkheim ressalta duas definições sobre educação:1ª ''O fim da educação é desenvolvar em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz''.2ª''Educação é fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seu semelhantes(James Mill). Porque a felicidade é coisa subjetiva, que cada um aprecia a seu modo. Tal forma portanto deixa indeterminada o fim da educação.

3-Segundo Durkheim é preciso que haja uma harmonia perfeita entre pensamento e ação.

4-Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal são as condições do tempo e luga.As idéias a cerca da natureza humana, a importância de nossas diversas faculdades, o direito e o dever, a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte etc...Toda e qualquer educação tem por objetivo na conciência dos educandos.

5-Segundo o autor o "ideal" a ser realizado deve ser o de preparar as crianças. Dizer em que consiste esse preparo, a que atende e a que necessidades humanas correspondem.

6-Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.

7- O autor explica que sociedade e indivíduos são idéias dependentes: ''O homem não é humano senão por que vive em sociedade. Os indivíduos só agem segundo as necessidades sociais tornando-se novo ser através da educação, esse novo ser que a ação coletiva edifica representa o que ha de melhor em nós mesmos, o que há no homem de propriamente humano.É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos,que nos ensina a dominar as paixões, os instintos de dar-lhes lei, definindo a moral.É a ciência que elabora os nossos cardeais. E todas essas idéias fundamentais se encontram perpetuamente em evolução. Bem longe de estarem em oposição, sociedade e indivíduo são idéias que dependem uma da outra.Educação tem o fim de constituir o ser social em cada um de nós.

2 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Elisangela, vejo que estas bem aplicada. Aproveito para avisar, que o Pólo estará aberto durante o feriadão, na sexta-feira, dia 13/10/2006, das 8h as 12h. Bjs.Adriana

Unknown disse...

Bondade sua.Estou é ficando louca.sábado à noite percebi que a última vez que havia comido tinha sido na quinta feira.Es queci de comer.