Total de visualizações de página

12 de abr de 2008

REPRESENTAÇÃO DE MUNDO


Observando os desenhos de minhas colegas de curso,as palavras que tiveram as representações mais semelhantes foram: luz, árvore, estrada e pé. Mas o mais incrível é que nos desenhos do primeiro grupo o qual observei exatamente todas as representações da palavra estrada, é de uma estrada iniciada no canto esquerdo inferior do quadro, em direção ao canto direito superior do quadro. Intrigou-me por que as pessoas têm muitas vezes uma concepção de imagem tão semelhante assim. Uma idéia de explicação para isso talvez seja o fato de nos condicionarmos em um desenho desde crianças, quando fizemos nossos primeiros desenhos. Ocorreu-me então que os adultos e as professoras talvez dêem aos alunos modelos de figuras para simplesmente serem coloridos e não os exploraram e /ou não exploram a criatividade das crianças, levando em conta a imagem que elas têm do mundo.
A palavra que mais tive dificuldade para representar foi SAUDADE. Deixei-a por último. Não sei se é por que não tenho saudade de muitas coisas, não sei se é por que a saudade representa um sentimento o qual não gosto muito de ficar relembrando e me atendo a ele, não sei se por que é um sentimento subjetivo difícil de ser materializado em uma imagem “objeto”. O fato é que a representei com bolinhas no espaço, ou àquelas bolinhas que indicam que um personagem está apenas pensando em uma cena. O que sei é que sentimentos são difíceis de serem representados, talvez pelo fato de ter que ser compreendido e tem de ter forma para podermos representá-lo. E, muitas vezes não compreendemos sentimentos.
A palavra que mais teve representações diferentes também foi SAUDADE. Talvez por tudo o que já escrevi na questão anterior. Agora venho confirmar depois de olhar mais uma vez os desenhos de meus colegas. Para mim a palavra SAUDADE tem uma representação triste, mas, pude ver nos desenhos dos demais é que algumas representações são de alegrias e sorrisos. Isso demonstra o quanto representar sentimentos é algo único. Cada ser sente de forma única, mesmo sendo uma mesma situação. Por exemplo: uma festa de 15 anos pode ter tantas representações diferentes quanto os convidados ou pessoas que dela participaram. Neste caso a palavra SAUDADE teve tantas representações diferentes quantos colegas que a representou.

3 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Elisângela, concordo contigo, sentimentos são muito difícieis de se desenhar. Talvez, por ser algo abstrato, e ao mesmo tempo tão presentes em nossas vidas.Saudade, não precisa ser algo pesado, triste, que tenhamos que esquecer para não sofrermos, podemos relacionar a períodos importantes, de crescimento do ser humano.
Bjs....
Adriana

Luciene Sobotyk disse...

Oi Elisângela!
Também achei bem interessante analisar este trabalho.Muito difícil representar graficamente o que não nos parece concreto.Beijos,Luciene

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,