Total de visualizações de página

12 de abr. de 2008

REPRESENTAÇÃO DE MUNDO


Observando os desenhos de minhas colegas de curso,as palavras que tiveram as representações mais semelhantes foram: luz, árvore, estrada e pé. Mas o mais incrível é que nos desenhos do primeiro grupo o qual observei exatamente todas as representações da palavra estrada, é de uma estrada iniciada no canto esquerdo inferior do quadro, em direção ao canto direito superior do quadro. Intrigou-me por que as pessoas têm muitas vezes uma concepção de imagem tão semelhante assim. Uma idéia de explicação para isso talvez seja o fato de nos condicionarmos em um desenho desde crianças, quando fizemos nossos primeiros desenhos. Ocorreu-me então que os adultos e as professoras talvez dêem aos alunos modelos de figuras para simplesmente serem coloridos e não os exploraram e /ou não exploram a criatividade das crianças, levando em conta a imagem que elas têm do mundo.
A palavra que mais tive dificuldade para representar foi SAUDADE. Deixei-a por último. Não sei se é por que não tenho saudade de muitas coisas, não sei se é por que a saudade representa um sentimento o qual não gosto muito de ficar relembrando e me atendo a ele, não sei se por que é um sentimento subjetivo difícil de ser materializado em uma imagem “objeto”. O fato é que a representei com bolinhas no espaço, ou àquelas bolinhas que indicam que um personagem está apenas pensando em uma cena. O que sei é que sentimentos são difíceis de serem representados, talvez pelo fato de ter que ser compreendido e tem de ter forma para podermos representá-lo. E, muitas vezes não compreendemos sentimentos.
A palavra que mais teve representações diferentes também foi SAUDADE. Talvez por tudo o que já escrevi na questão anterior. Agora venho confirmar depois de olhar mais uma vez os desenhos de meus colegas. Para mim a palavra SAUDADE tem uma representação triste, mas, pude ver nos desenhos dos demais é que algumas representações são de alegrias e sorrisos. Isso demonstra o quanto representar sentimentos é algo único. Cada ser sente de forma única, mesmo sendo uma mesma situação. Por exemplo: uma festa de 15 anos pode ter tantas representações diferentes quanto os convidados ou pessoas que dela participaram. Neste caso a palavra SAUDADE teve tantas representações diferentes quantos colegas que a representou.

2 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Elisângela, concordo contigo, sentimentos são muito difícieis de se desenhar. Talvez, por ser algo abstrato, e ao mesmo tempo tão presentes em nossas vidas.Saudade, não precisa ser algo pesado, triste, que tenhamos que esquecer para não sofrermos, podemos relacionar a períodos importantes, de crescimento do ser humano.
Bjs....
Adriana

Luciene Sobotyk disse...

Oi Elisângela!
Também achei bem interessante analisar este trabalho.Muito difícil representar graficamente o que não nos parece concreto.Beijos,Luciene