Total de visualizações de página

18 de abr de 2010

ARQUITETURA PEDAGÓGICA

Ao longo do desenvolvimento do projeto de estágio, considerar, observar e descrever o processo de aprendizagem das crianças com base nos seguintes aspectos cognitivos e de desenvolvimento emocional e social:

* As expressões artísticas através do desenho;
* Linguagem verbal e expressões corporais;
* capacidade de classificação e seriação ( apenas como diagnóstico do nível de desenvolvimento);
* A percepção do ambiente: sala de aula, pracinha, área coberta e outros;
* A interação dos sentidos com o ambiente;
* A manipulação dos objetos e a relação com estes;
* Os movimentos, repetições intencionais e espontâneos;
* A superação de obstáculos e desafios;
* Considerável aumento do vocabulário;
* Exercício da linguagem por meio de músicas, poesias, etc.;
* Socialização;
*Identidade;
* Hábitos de higiene;
*Cumprimentos, pedir favor, agradecer, pedir licença, comportar-se à mesa;
* Ser corajoso, ajudar os outros, “ser bom”;
* Papéis e atitudes em geral;
* Auto identificar-se.

As atividades e diferentes situações serão registradas por meio de fotografias e filmagens que serão formatadas em um DVD. Cada criança receberá um exemplar como lembrança de suas aprendizagens e momentos na escola.
As atividades criadoras serão arquivadas em um portfólio. Cada criança receberá o seu como incentivo e reconhecimento de autonomia.

A avaliação do projeto será através de relatório e descrição do desenvolvimento das crianças, com os dados observados e  recolhidos em todo o processo do estágio.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Elisângela:

Aqui poderias trazer também um exemplo de algo que te chamou atenção em relação ao planejamento, conteúdo, interação entre os alunos, certo?

Grande abraço, Anice.