Total de visualizações de página

15 de mai. de 2010

* SEMANA MALUCA: 4ª SEMANA DE ESTÁGIO.

    Em relação a 4ª semana do estágio, quero aqui reproduzir, algumas falas entre eu, a tutora Cristiane e a professora Darli. Não pretendo justificar a minha falta em não ter postado no blóg, mas, já justificando, a semana passada foi bem difícil, pra não dizer maluca.
   Disse em um de meus comentários no pbwork do estágio que " o planejamento estava incompleto porque a semana foi atípica devido as preparações e ensaios para as apresentações dos dias das mães. Queria primeiro, observar como os preparativos aconteceriam e incluí-los no planejamento. 

profile picture
"Certo Elisângela...
Passo amanhã aqui para ver o restante.
Cris,...
Elisângela!
Procure postar teu planejamento completo com antecedência SEMPRE na segunda-feira (no máximo).
Cris"

Eu retornei ao comentário dizendo que sabia dos prazos e que, especificamente nesta semana teríamos de ver quem veio, quem não veio e que na prática estávamos repetindo as atividades com quem faltava. Eram atividades para as mamães e todos deveríam fazer todas até sexta feira. Disse que eu estava com um número significativo de crianças com resfriado, que até vinham à escola e às vezes precisavam ir pra casa por causa de febre, etc. Se eu colocasse o planejamento da semana toda, não seria colocado em prática. Previ isso, com base na semana anterior e por estes motivos, o planejamento estar em aberto.
     A profª Darli comentou que como não completei meu planejamento e observou que não retomei ou dei continuidade às atividades da semana passada, sugeriu que acrescentasse a exploração da música A cara redonda e que brincasse com os alunos com um jogo chamado corpo a corpo. As crianças adoraram e para minha surpresa conseguiram realizá-lo.
    Agradeci pelas sugestões, que tentaria incluir no próximo ou próximos planejamentos, que o desta 4ª semana existia no papel, apenas foi unviável colocá-lo aqui no virtual. Foi uma semana assustadoramente cansativa em função dos preparativos para o dia das mães. Como as crianças são pequenas, faltaram bastante nesta semana em função de resfriados e das chuvas, eu tinha que retomar as atividades todos os dias para que todos as fizessem para a apresentação das mães .Se fez necessário trabalhar individualmente com as crianças em "trabalhinhos". Tudo isso acrescentando o fato que na minha turma, a colega professora, recebeu outra proposta de emprego e saímos totalmente da rotina. Falta de quem a substituísse, etc." O cuidar ganhou uma dimenssão assustadora e parece que os dias se resumiam entre fraldas, limpar narizes, administração de remédios, nebulizações, ensaio para o dia das mães e fazer trabalhinhos com quem não havia vindo nos dias anteriores".
   A profª Darli retornou acrescentando que meu comentário valeu por uma reflexão e tanto! "Na correria, parece que tudo se concentra numa mesma época, não?" E que os comentários em que eu havia feito na semana deixam evidente as características do nosso trabalho incansável como educadores. "A vida inquieta e instigante de uma professora da educação infantil está presente em cada frase que escreves".
   Achei interessante  fazer este relato por que nada explica melhor a 4ª semana do meus estágio, do que estes comentários do pbwork.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elisângela:

Aqui, certamente, não pedirei que refaças a postagem, até porque já fizeste uma postagem esta semana referente à reflexão.

As demais que queiras escrever na semana podem ser livres, não há exigência.

Grande abraço, Anice.