Total de visualizações de página

7 de set. de 2010

TCC: REFERÊNCIA NO 1º SEMESTRE DO CURSO PEAD

TCC: REFERÊNCIA NO 1º SEMESTRE DO CURSO PEAD


Na interdisciplina de ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE, professora Vera Corazza, Semana 5, ESC 7, MARX E HENGELS, pólo de Alvorada, estudamos Marx (Wikipédia), que coloca a produção material como a base da sociedade. Interpreta a vida social através das lutas de classes que transformam a sociedade.

Diz que a história se inicia com o próprio homem que buscando satisfazer suas necessidades interfere na ação da natureza, descobrindo como ser agente, integrando-se como SER na sociedade (Wikipédia). Já na atividade da semana quatro ESC 6, WEBER II, nós estudamos Os três tipos de dominação legítima ( Biblioteca do ROODA, UFRGS). Estes sob uma ótica das relações nas escolas. A escola como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelos sistemas educacionais, por meio de leis, decretos e outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior pelos participantes do processo educacional. A autoridade nas escolas prove das regras estabelecidas e dos cargos hierárquicos organizados. Nas escolas a legitimação da autoridade é baseada no cargo ocupado. O professor (o diploma), o diretor (a responsabilidade e o cargo que o acompanha). Na prática, no entanto, observa-se que há, uma resistência em reconhecer essa autoridade, tanto por parte dos alunos em relação ao professor, quanto por parte do professor em relação ao diretor. A razão de tal resistência é a postura assumida por estes profissionais no interior da organização escolar.

Uso da coerção como fonte te aceitação se dá quando nenhuma forma de legitimação é possível. A participação é um cumprimento formal levando à revolta e a apatia que se reflete no comportamento dos alunos.

Acredito, então, que devemos ser o que realmente somos em eterno aperfeiçoamento, onde estamos levando em consideração todos os aspectos, representando os papéis de maneira que estes estejam de acordo a transformar uma realidade que necessita ser e são uma permanente mudança rumo às novas concepções.

A escola é um espaço em que podem ser feitas estas mudanças que tem como base uma realidade social e através dessa transformar um pensamento e as idéias em atitudes que irão de uma forma ou de outra manifestar-se na sociedade e esta ser produto de melhorias. Acredito que este estudo reflete os desafios e possibilidades despertados em nós professores, já no 1º semestre, provocando as mudanças que ao longo do curso, fui agente, tanto em minha vida profissional, como particular. Construí meu caminho, tentei atuar como educadora em uma instituição escolar tradicional e fiz a minha parte, almejei algo mais, cresci profissionalmente e hoje atuo em uma escola em que acredito e que acredita no meu trabalho. Compreender como se estabelece as relações hierárquicas nas escolas, é importante para estabelecermos nossa relação também com os pais de nossos alunos.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elisângela:

Fizeste um gancho bem interessante, pois estas questões se encaixam com o tema do teu TCC.

Estás no caminho certo, pois mesclaste teus pensamentos juntamente com os dos autores. O que faltou foi apenas o ano das citações.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elisângela:

Esperarei nesta semana mais duas postagens tuas para que fiques em dia aqui no blog, certo?

Grande abraço, Anice.