Total de visualizações de página

17 de ago. de 2011

PLANEJAMENTO: OS CINCO SENTIDOS

PLANEJAMENTO DE 15 A 19 DE AGOSTO
TEMA: OS SENTIDOS

OBJETIVOS:

*REVISAR CONTEÚDOS TRABALHADOS REFERENTES AOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, CORES, E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE QUANTIDADE;

2ª FEIRA

RODINHA:

CANTIGAS CONHECIDAS DE CUMPRTIMENTO DANDO ÊNFASE À:

“ PÕE A MÃO NA CABEÇA, PÕE A MÃO NO UMBIGO,

DÁ UM REMELEXO NO CORPO E,

DÁ UM ABRAÇO NO AMIGO.”

ASSIM CANTAR E REPRESENTAR OS GESTOS SUCESSIVAMENTE ATÉ TODOS OS AMIGOS DA RODINHA ABRAÇAR E SEREM ABRAÇADOS.

ATIVIDADE CRIADORA:

 DESENHO DO PALHACINHO DE PIJAMAS.
OBS: PINTAR COM LÁPIS DE COR, EXPLORANDO AS CORES.



ATIVIDADE DIRIGIDA:

NA SALA DE AULA, BRINCAR DE GATA-CEGA.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA:

JOGOS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS NA SALA DE AULA.

BRINCADEIRA LIVRE:
PRACINHA.
TEMA:
EM ANEXO, PINTAR A QUANTIDADE INDICADA COM OS DEDOS.
_________________________________________________________________________________
3ª FEIRA

RODINHA:

MÚSICA:

Cinco Patinhos


Composição: Xuxa

Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.

Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.

Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.

Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.

Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.

A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.
 

ATIVIDADE CRIADORA EM ANEXO:

PINTAR A GRAVURA COM OS PATINHOS. 


ATIVIDADE DIRIGIDA:

REPRESENTAR COM AS CRIANÇAS A MÚSICA APRENDIDA.

EX: INICIAR A ATV. COM CINCO CRIANÇAS E IR DIMINUINDO À MEDIDA QUE A CANTIGA É CANTADA. AO FINAL DA MÚSICA, A PROFESSORA RETORNA COM AS 5 CRIANÇAS. O RESTANTE DOS ALUNOS ASSISTEM A REPRESENTAÇÃO.

ATIV. LIVRE: PRACINHA E NA ÁREA COBERTA BRINCAR NO PULA-PULA. 

NA SALA DE AULA, BRINCAR COM O LEGO DE PISTAS.
_________________________________________________________________________________

4ª FEIRA

RODINHA:

Meu Corpo
Poema de Ruth Rocha.

Eu tenho dois olhos que são para ver.
Eu tenho um nariz que é bom para cheirar.
Eu tenho uma boca: serve para comer.
Eu tenho duas orelhas que são para escutar.
Tenho duas pernas e tenho dois braços que servem para andar e para abraçar.



OBS: DECLAMAR A POESIA REPRESENTANDO OS GESTOS.



ATIVIDADE DIRIGIDA:

IDEM A ATIVIDADE DA AULA ANTERIOR ( CINCO PATINHOS).



ATIVIDADE CRIADORA:

EM ANEXO. PINTAR, RECORTAR E CONSTRUIR UM JOGO DE MEMÓRIA DOS CINCO SENTIDOS (COM A AJUDA DA PROFESSORA).




ATIV. LIVRE:

 PRACINHA.

 NA SALA DE AULA, BRINCAR COM OS BICHINHOS DE PELÚCIA.
 OBS: NA RODINHA, MANIPULAR E CHEIRAR OS SAQUINHOS AROMÁTICOS ( EMPRESTADOS DA TURMA DE 4 ANOS).
_______________________________________________________________________________

5ª FEIRA

RODINHA:

CANTIGAS APRENDIDAS NA SEMANA.

AINDA NA RODINHA, EXPLORAR OS SAQUINHOS COM DIFERENTES CHEIROS. OBSERVAR QUE É COM O NARIZ QUE SENTIMOS OS CHEIROS E CONVERSAR SOBRE AS FUNÇÕES DE CADA ÓRGÃO DOS SENTIDOS.

CANTAR A CANTIGA:

O Homenzinho
Músicas Infantis

HAVIA UM HOMENZINHO TORTO QUE MORAVA NUMA
CASINHA TORTA SEU CAMINHO ERA TODO TORTO
SUA VIDA ERA TORTA,ATE QUE UM DIA O HOMENZINHO
TORTO A BIBLIA ENCONTROU E TUDO QUE ERA TORTO
JESUS ENDIREITOU.



ATIVIDADE DIRIGIDA:

 CANTANDO A CANTIGA “O HOMENZINHO”, REPRESENTAR OS GESTOS DESENVOLVENDO A PSICOMOTRICIDADE.



ATIVIDADE CRIADORA:

PINTAR A FOLHA EM ANEXO.

 ATIVIDADE LIVRE: PRACINHA
NA SALA DE AULA BRINCAR DE CASINHA COM AS BONECAS NA CASINHA DA SALA.
________________________________________________________________________

6ª FEIRA



RODINHA:

MÚSICAS APRENDIDAS NA SEMANA E MÚSICA NOVA:

Se és Feliz


Composição: D.R.

Se és feliz quero te ver bater as mãos
Se és feliz quero te ver bater as mãos
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater as mãos

Se és feliz quero te ver bater os pés
Se és feliz quero te ver bater os pés
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater os pés

Bater as mãos, bater os pés
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater os pés

Se és feliz quero te ver a gargalhar
Se és feliz quero te ver a gargalhar
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver a gargalhar

Bater as mãos, bater os pés, a gargalhar
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver a gargalhar

Se és feliz quero te ver a espirrar

Se és feliz quero te ver a espirrar
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver a espirrar

Bater as mãos, bater os pés, a gargalhar, a espirrar
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver a espirrar

Se és feliz quero te ver dizer amém
Se és feliz quero te ver dizer amém
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver amém

Bater as mãos, bater os pés, a gargalhar, a espirrar, dizer amém
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver dizer amém





ATIVIDADE CRIADORA: PINTAR A GRAVURA DA MÚSICA APRENDIDA NA AULA DE HOJE.










ATIVIDADE DIRIGIDA:

CANTAR E REPRESENTAR OS GESTOS DESCRITOS NA CANTIGA.

ATIVIDADE LIVRE: PRACINHA E ÁREA COBERTA.

OBS: NA SALA DE AULA BRINCAR COM OS JOGOS DE MADEIRA.
___________________________________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente ideias...