PLANEJAMENTO DE 08-08 A 12-08
TEMA: MINHA FAMÍLIA
OBJETIVOS:
• Incluir os familiares no processo de aprendizagens;
• Compreender as singularidades de cada família, as diferenças e particularidades;
• Observar que nem todas as crianças moram com seu pai e que esta função pode ser exercida por um pai que mora em outra casa ou por outros membros da família.
2ª F
RODINHA:
As professoras iniciam o diálogo perguntando às crianças sobre as suas famílias, quem moram na casa, com quem, dormem quem cuida quem trabalha, ou seja, as funções de cada membro da família.
Observar com os alunos as diferenças entre uma família e outra quanto aos integrantes e suas diferentes funções entre uma família e outra.
Ex: Em uma família a mãe trabalha fora, em outra não, em uma o pai fica em casa cuidando dos afazeres, em outra ninguém fica em casa e todos contribuem nas funções, etc...
MÚSICA:
“SOU PEQUENINO
DO TAMANHO DE UM BOTÃO
CARREGO PAPAI NO BOLÇO
E A MAMÃE NO CORAÇÃO”
ATIVIDADE DIRIGIDA:
BRINCAR DE CASINHA: Incentivar às crianças a brincarem de casinha, estimulando-os a interpretarem os diferentes papéis (tios, avô, vó, mamãe, papai, etc.)
ATIVIDADE CRIADORA:
DESENHO DA FAMÍLIA:
As professoras distribuem os alunos pelo chão da sala com potinhos de giz de ceras e meia cartolina. Orientar às crianças para que desenhem as suas famílias. Expor os trabalhos no mural.
BRINCADEIRA LIVRE: PRACINHA.
3ª F
RODINHA: Cantigas de cumprimento, música aprendida na aula anterior.
ATIVIDADE CRIADORA:
Brincar com massinha de modelar.
BRINCADEIRA LIVRE:
PASSEIO:
Organizar um mural com fotos das crianças, solicitadas na semana anterior e realizar um passeio para visitar esta exposição pela Escola. Fazer comentários sobre as pessoas que fazem parte de cada família das crianças. Observar a movimentação das crianças nos cantos e a forma de envolvimento com as propostas. Anotar como foram as reações daquelas crianças mais caladas, das que resistem aos contatos, ou mesmo daquelas que demonstram certa euforia diante de tanta novidade.
TEMA: Para as atividades propostas para a próxima 5ª e 6ª feiras, trazer um objeto de casa. Escrever alguma coisa importante com relação ao objeto escolhido e o que ele representa. Fazer um desenho junto com a criança que será colocado em um mural na sala de aula.
Obs: O objeto será devolvido no final da próxima semana.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
“ A canoa virou..”
Com a música “ a canoa virou...” mencionar o nome dos membros das famílias nas fotos trazidas pelas crianças na semana anterior.
Ex: “ A canoa virou
Por deixarem ela virar
Foi por causa do (fulano (a)) que não soube remar”.
4ª F
RODINHA:
Diálogo sobre a função específica dos pais. Observar que outras pessoas da família fazem esta função e que podem ser homenageadas no dia dos pais. Cada criança pode identificar quem tem a função de pai em sua vida e decidir para quem vai dar o presente e cartão em homenagem aos pais.
ATIVIDADE DIRIGIDA: Dançar com as crianças a cantiga:
Pézinho
Ai bota aqui
Ai bota aqui o seu pézinho
Seu pézinho bem juntinho com o meu (BIS)
E depois não va dizer
Que você se arrependeu ! (BIS)
ATIVIDADE CRIADORA:
CARTÃO PARA OS PAIS:
Pintar com cola colorida e dedo, a dobradura de uma camisa para entregar aos pais ou quem representar esta função.
BRINCADEIRA LIVRE:
Pracinha ou área coberta.
5ª F
RODINHA:
Organizar os objetos trazidos de casa de forma que todas as crianças possam observá-los. Um por um demonstra o objeto que trouxe fala algo a respeito. Deixar os objetos na sala em exposição e se possível, deixar as crianças brincar, compartilhando-os com os colegas. Ler para as crianças as observações escritas pelos familiares com relação aos objetos escolhidos.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
Encher um balão e enquanto cantam a cantiga todos devem evitar que balão caia no chão.
Cai Cai Balão
Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !
Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar!
ATIVIDADE CRIADORA:
Pintar o papai herói.
Obs: Nos desenhos das crianças que possuem outros membros da família exercendo esta função, escrever o nome da pessoa a qual a criança deseja entregar o desenho.
BRINCADEIRA LIVRE:
Brincar com os brinquedos disponíveis na sala, de casinha, legos, etc. e se possível, deixar as crianças brincar, compartilhando-os objetos trazidos de casa com os colegas.
6ª F
RODINHA:
A professora mostra um a um os desenhos trazidos de casa e realizados com a família. Perguntar se as crianças reconhecem de quem é o desenho. Assim que cada uma das crianças identificarem o seu desenho, devem ser estimuladas a fazer comentários, quem ajudou a fazer, pintar, o que significam etc.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
Brincadeira de roda:
Fui no Tororó
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada
ATIVIDADE CRIADORA:
Realizar as atividades criadoras com as crianças que por alguma razão não puder realizá-las na semana.
BRINCADEIRA LIVRE:
TEMA: Levar para casa o cartão para entregar aos pais ou quem representar esta função.
7 comentários:
BOLSO *
Maravilha
Super amei, me ajudou muito rsrs
Super amei. Obrigada. bjus
Muito criativa!! Adorei
Obrigada tabem me ajudou
Amei
Postar um comentário