Total de visualizações de página

11 de nov. de 2007

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS.



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ALUNA: Elisângela Rodrigues Garcia.

PROFESSORES: Íris e Beatriz

ATIVIDADE: Relatos de Experiências.

INTERDISCIPLINA: Seminário Integrador III

A atividade que escolhi para fazer uma análise crítica encontra-se no site
http://quemfaz.blogspot.com/2005/03/alfabetizatica.html , com o seguinte Título:Relatos de Experiências.
Experiências realizadas em escolas públicas, usando tecnologias_

Alfabetização e Informática.
Este projeto e/ou experiência foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler, localizada no Bairro Nova Brasa, na Rua Louren篠Kanzler, 177, no Município de Jaraguá do Sul, pela professora Célia Reichert Engelmann - NTE Jaraguá do Sul/SCZ em companhia da professora da primeira série da escola. Os objetivos deste projeto foram oferecer aos alunos de alfabetização os recursos por meio da informática tais como: Ambiente de Tecnologia Educacional (ATE) que é um ambiente composto de biblioteca, videoteca, televisão vídeo e dez microcomputadores conectados a internet.
Percebi ser um projeto importante devido a relevância em que Célia Reichert Engelmann de colocar a disposição dos alunos os recursos antes mencionados e a importância do papel do professor em propiciar aos alunos vivências e desenvolvimento de habilidades. Célia usa como evidência os recursos que a escola dispõe e a importância destes no desenvolvimento das potencialidades. Argumenta mencionando que a escola tem o compromisso de oferecer aos alunos a escrita em seus diversos usos, entendendo que a alfabetização não é apenas ler e escrever, mas aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto. Aida os objetivos do projeto são fortes argumentos para a realização do mesmo e a compreensão de sua importância em ser concretizado. Apresenta as metas para alcançar os objetivos e um linki que leva a apresentação do mesmo. Oferece e coloca-se a disposição para maiores informações e as atividades realizadas no projeto (eu mesma pedi mais informações pois interessei-me por trabalhar com uma turma de alfabetização).
Recomento a visita a este site pois estamos no início de nosso curso e necessitamos de suporte teórico e exemplos de atividades para o desenvolvimento de nossa prática enquanto alunos/professores.Como diz Edna Lúcia Guthier http://www.via6.com/topico.php?cid=5375&tid=64747&pg=4:"Seremos bons educadores qdo conseguirmos olhar além de nós mesmos; nossa casa, nossa rua, nosso bairro.... e começarmos a olhar o mundo de forma sistêmica. Qdo percebermos que fazemos parte de um Universo maior e que todos os outros seres vivos tb fazem parte deste mesmo universo. Então, começaremos a pensar no outro e a nos preocuparmos com o que acontece no mundo, pq tudo nos afeta direta ou indiretamente. Pensando assim, certamente focalizaremos a educação de nossos filhos, alunos, amigos neste sentido e estaremos sendo bons educadores...a começar em nós mesmos. "

Nenhum comentário: