Olá! Além de ser professora primária, sou professora de artes de 5ª ao 3º ano do ensino médio há dois anos. Convivo bem de pertinho com os desafios e preconceitos que norteiam as aulas de artes na sala de aula.Tanto alunos quanto colegas professores têm sobre as aulas de artes uma idéia de que é passa-tempo, relax ou simplesmente desenhar por que gosta. Várias vezes ouvi a expressão:\"Nossa! Se o fulaninho tem esta nota em artes? Imagina no restante das disciplinas!\" Assim quando é feita uma proposta de trabalho sério integrando os conhecimentos em relação a arte como disciplina, isso é visto com cara feia e os alunos dizem que não gostam de artes por que não sabem desenhar. Tenho feito um trabalho de resgatar o conhecimento artististico como conteúdo necessário enquanto base de conhecimento tanto quanto qualquer outra disciplina. Levamos os desenhos a sério como prática de uma teoria aprendida. Estudamos obras artísticas e artistas conceituados ou não. Diferentes fazeres artísticos de diferentes culturas e ainda o fazer artístico de cada aluno seja ele qual for em qualquer aspecto e campo das artes. Seja em forma de desenho, objeto de arte, música, teatro etc.
As crianças percebem que arte não é só desenho ou preencher um tempo que eles podem fazer o que querem. Mas uma disciplina com teorias que desenvolvem capacidades e habilidades, aprendizagem e conhecimentos.
A minha mais recente atividade foi em uma turma de 7ª série e quero deixar como proposta de atividade compartilhando-a com todos, beijos e obrigada.
PROPOSTA Um: ({alunos de 7ª série}).
Objetivo: Desenvolver a consciência crítica em relação às obras de arte e o fazer artístico.
Atividade:
Observar na sala de aula desenhos de atividades expostos nas paredes, realizados por crianças de séries iniciais que estudam no turno inverso (no caso, 2ª série).
Após observação dos desenhos, responder o questionário:
1-Descreva o que você percebe no desenho, ambiente, tempo, personagens se houver e o que esta imagem lhe transmite como sentimento.
2-Que personalidade você acha que o(s) personagem (ns) possui (em)?
3-O que você acha que o autor do desenho quis transmitir?
Compartilhar com os colegas as suas observações, ouvindo opiniões e críticas.
Fazer uma releitura do desenho escolhido para a analise e em seguida responder às mesmas questões acima, agora direcionadas a você artista.
PROPOSTA Dois: (alunos de 5ª série)
Objetivo: Conhecer obras de artistas conceituados e clássicos e reconhecerem-se enquanto artistas de suas próprias obras de arte, criando e recriando as imagens fazendo a releitura das mesmas.
Atividade:
Observar nas revistas da biblioteca, diferentes obras de arte conceituadas e classificadas nos diferentes períodos da história da arte. Em seguida escolher uma que mais lhe chama a atenção e fazer a releitura da mesma, identificando-a com o título, artista, características da obra e período em que foi criada.
Após feita a releitura das obras de arte e devida identificação das mesmas, estas serão arquivadas e doadas para a biblioteca da escola como fonte de pesquisa e observação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário