Total de visualizações de página

24 de out de 2007

IMAGEM DE FAMÍLIA

ATIVIDADE BLOCO DOIS TEMÁTICA QUATRO
As imagens carregam referências culturais
que estão vinculadas a outras imagens e constituem
uma trama conceitual entre imaginário e significado.
Observe as três imagens abaixo.

O que elas representam?
Representam a imagem de “família perfeita” composta por pai, mães e filhos.

1. Quais são as relações existentes em cada
imagem com as questões de etnia, gênero e classe social na representação do tema família?
A imagem um representa uma família européia abastada de bens materiais e culturais, talvez um barão onde a mulher faça papel de mãe, esposa e educadora dos filhos e o pai é o provedor, mantém a família financeiramente, a protege e tem cultura. É uma imagem de família pertencente à classe social alta, a forma física revela abastança e poder econômico.

A imagem dois é uma família de classe baixa, desprovida de bens materiais e culturais, etnicamente desfavorecida por serem descendentes de negros escravos. Vêm de longa dada sofrendo as conseqüências da escravidão. Representam estar em busca de um “lar” onde possam constituir residência e esta busca é em função de suprir necessidades básicas como emprego e moradia. Têm uma cultura africana bastante acentuada, vê-se nas vestimentas e acessórios que carregam.

A imagem três por sua vez, parece ser uma representação de uma família americana, bem sucedida e “feliz”. Descendentes de europeus, brancos e com uma vida estável podendo curtir de lazer e do que o dinheiro pode comprar. “Exemplo de vida familiar”, pai, mãe e casal de filhos. Todos felizes e satisfeitos, uma falsa realidade imposta pela mídia.


2. Há diferenças entre as imagens?
E quais são as semelhanças entre elas?
Há diferença entre as imagens e esta diferença é social, econômica, cultural e étnica.
A semelhança está em ser imagem de família imposta pela mídia como sento “perfeita”, padronizada com papai, mamãe e filhinhos.

3. Essas imagens refletem as representações de nossas
famílias e das famílias dos nossos alunos? Justifique.
De forma nenhuma nem na composição, pois as famílias de nossos alunos são compostas de várias formas. Alguns são criados pelos avós, outras a mãe mora com os avós, outras a mãe é a única responsável sendo o esteio da família, há também crianças que moram com pai e mãe, mas vive praticamente sozinha, pois os pais trabalham o dia inteiro e parte da noite. Dificilmente existe lazer e quando há é sempre os que nada se gasta ou se gasta pouco dinheiro.
Não temos exemplos de famílias abastadas de cultura e nem financeira. A classe social predominante que temos e vivemos é a baixa ou média baixa.
4. Que outras representações de famílias atuais
poderiam estar representadas neste conjunto? Representações de famílias em que as crianças vivem com avós e crianças criadas em todos os aspectos apenas pela mãe, talvez alguma criança criada pelo pai o que é difícil, mas existe. Exemplos de famílias de classe baixa que apresentam um pouco de cultura, pois os filhos vão à escola e os pais têm no mínimo ensino fundamental e que vivem “felizes” com a pouca renda que possuem, pois vão driblando as contas das necessidades básicas.

5. O que aprendemos de nós mesmos e do mundo
que nos cerca a partir deste exercício?

De mim mesma posso dizer que direcionei meu pensamento novamente para os exemplos de famílias que meus alunos são componentes e através deste olhar desenvolver atividades que façam eles compreenderem suas novas realidades familiares que não são mais as mesmas que seus avós fizeram parte. Muitas vezes as crianças sentem-se como se não fossem normais, pois muitas de nossas atitudes enquanto professores ainda são tradicionais e obsoletas. Como comemorar o dia dos pais nas escolas, por exemplo, e os alunos fazerem cartõezinhos para pai que eles não têm a idéia de quem seja. A mídia para fins lucrativos ainda tenta nos impor uma idéia de família que não faz parte da realidade. E nós na frente da televisão e dos encartes de lojas sentimo-nos como Ets, com mágoa e raiva de alguém que nem sabemos de o porquê nossas famílias não são àquilo lindo que aparece nos filmes natalinos.
Para afirmar sobre a realidade das famílias de meus alunos baseei-me na atividade do segundo semestre de Seminário Integrador Dois onde fizemos uma pesquisa.
Ver tabulação de dados:http://elisangela.pbwiki.com/MINHA+SALA+DE+AULA



Economicamente pertencem à classe média baixa. Em sua estrutura familiar, os pais e membros são funcionárias de empresa privadas, indústria, comércio e empregados domésticos, convivendo com a questão social do desemprego. A maioria dos alunos são filhos de pais que ainda moram juntos e a minoria deles são filhos de pais separados. Possuem como religião, diferentes crenças: nove católicos, Três evangélicos, um luterana e há três que não responderam. Os pais na maioria têm o ensino médio e ensino fundamental, sendo que a minoria deles possui o ensino superior.


Agora, para finalizar este bloco de estudos empreendidos, pense em algumas propostas que poderiam ser realizadas com seus alunos utilizando-se, para tanto, das imagens que fazem parte do cotidiano deles. Elas podem estar contidas em jogos, ilustrações de revistas e livros, filmes, moda, quadrinhos, super-heróis, etc. Procure contemplar em sua proposição alguma atividade prática – na qual o aluno possa exercitar o fazer artístico – que tenha relação com o estudo que você está propondo.


PROPOSTAS PARA O Primeiro Ano do ensino fundamental

ATIVIDADE um:

*Conversar com as crianças descrevendo os membros que fazem parte de suas famílias.
*Pedir que desenhem cada um a sua família.
* Procurar nas revistas gravuras que representam famílias e discutir com eles se são parecidas com as que eles desenharam e que representam a família de cada um.
*Reuni-los em “uma rodinha” para conversar a respeito do que descobriram e qual a opinião de cada um em relação às imagens e desenhos que visualizaram.
*Para finalizar a professora coloca que assim como eles têm diferentes tipos de família entre eles na própria sala de aula, as imagens também trazem um tipo de família diferente e que o diferente é normal. Anormal é ser igual e que eles são amados (fazê-los recordar de momentos e situações que eles lembram que se sentiram amados) nas famílias que fazem parte.

ATIVIDADE DOIS:

Confeccionar bonequinhas de pano representando os membros da família. Cada criança no decorrer de algumas aulas fará bonequinhas de pano que representem as suas famílias (veremos que nem todas farão os membros de família no conceito antigo e tradicional).
Após as confecções estas bonecas serão usadas nas brincadeiras de casinhas onde cada criança identifica-se e identifica a sua própria família integrando-se e desenvolvendo sentimentos e atitudes diante das figuras nelas representadas.
A boneca para a criança é um espelho do seu ser, é uma amiga muito próxima do seu coração, pois sempre a acompanha em todos os seus momentos, seja nas brincadeiras, nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir, por esse motivo a criança estabelece uma relação de imenso valor para com a boneca, e isso não ocorre com outros brinquedos.
“A boneca é a imagem do ser humano. A criança a imita e se identifica com ela. Isto sempre tem de ter em mente quando fazemos ou compramos uma boneca para ela”.
(Renate Keller - Pedagoga)

ATIVIDADE TRÊS:

BRINCAR DE CASINHA
Segue um linki que ensina uma atividade prática maravilhosa para confeccionar e brincar de casinha
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Para%20brincar%20de%20casinha


Brincar de casinha é entrar num mundo de faz de contas, onde a criança elabora significados para sua realidade e o expressa Uma ótima maneira de estimular a imaginação e a construção do pensamento através do jogo simbólico. Nesta atividade (brincadeira) a criança representa o mundo em que vive.


3 comentários:

Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz disse...

Querida Elisângela, que maravilha de blog!!Gosto muito de como escreves, com riqueza de detalhes, com análises e reflexões. Mas o que mais gostei foi a relação que fizestes entre material de um semestre e outro. Isso significa que estás formando uma rede de relações que te possibilitam compreender o mundo e, principalmente, a escola e os alunos. Explora mais esse caminho porque ele abre janelas para que interrelaciones os diferentes conhecimentos que estás construindo. Meus parabéns!! Por outro lado, quem sabe, tb, caprichas em postagens mais reflexivas sobre mudanças que o PEAD vem inspirando? Como te percebes em 3 semestres?
E claro, não deixa de postar coisas tuas!!
Um abração
Bea

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,