Total de visualizações de página

1 de mai. de 2009

ESTAMOS COM 18 ATIVIDADES EM ABERTO (EM ANDAMENTO) NESTE MOMENTO NO CURSO PEAD.


Olá a todos e todas do pead Gravataí. Pelo que pude observar em nossa aula presencial, as minhas angústias são da maioria dos colegas. Sem analisarmos o que há de novo neste semestre e se não identificarmos o que está nos deixando... ”Fora do eixo” digamos assim, o andamento e processo deste semestre ficará cada vez mais difícil. Então compreendi que termos claros as coisas pode ser o caminho.
Parei para pensar na causa da minha inquietação e percebi pela primeira vez desde 2006 fazendo uma lista das atividades exigidas na semana... Espera aí... Lista? Como assim? Não são apenas quatro interdisciplinas? Como assim eu necessitar fazer uma lista de atividades para poder organizar-me? Tudo bem que as coisas ficam mais contextualizadas e complexas, o nível de exigências aumenta conforme a progressão dos semestres etc., etc. e tal. Mas daí lista não foge um pouco da organização característica do curso? Por ser uma modalidade à distância, a clareza das informações a qual estávamos acostumados deveria ser um critério lógico.
Gostaria de deixar bem claro que: Tenho acesso a todos os endereços virtuais inclusive do webfólio tanto de Alvorada como Gravataí, posso garantir que não está acontecendo essas reações angustiantes apenas no pólo de Gravataí. Os conteúdos, atividades e tudo o mais é igual em todos os pólos. Não se atribui a mudança pela saída deste ou entrada daquele profissional. De forma alguma, tanto que posso entrar em qualquer um dos pólos para obter informações a respeito das atividades e é tudo igual em todos os pólos.
Algo acontece de diferente neste semestre quanto à quantidade de ambientes que temos de entrar e postar atividades, o número de atividades e/ou estas subdivididas como se cada uma não dispensasse tempo e estudos para sua realização, falta de clareza na ordem dos exercícios propostos e não se está sendo considerado o real tempo que cada texto nos exige para a leitura e compreensão. Parece-me que não devemos levar tão a sério uma informação por que a qualquer momento ela pode sofrer alterações. Tudo bem que o curso está sendo construído, é flexível, somos todos humanos. Porém ficamos confusos e inseguros quando as coisas não seguem um perfil e caminho claro.
Tentei listar todas as atividades do momento, considerando apenas as atividades em andamento, desconsiderando quem está em atraso nas postagens.

Segue a lista de atividades que estão em aberto neste momento para realizarmos:

Atv. 1:Ler os e-mails diariamente. Nos semestres passados eles serviam como orientadores quando havia uma questão a ser resolvida. Neste semestre eles podem ser a diferença entre você ter compreendido uma tarefa importante ou não. Faz-se necessário lê-los todos os dias e isso em média, considerando por baixo uns 20 e-mail/dia, necessitamos de mais ou menos uns 40 minutos. Isso se você não tiver de clicar em algum link e visitar outras páginas para entender a mensagem que o e-mail lhe traz.

SEMINÁRIO INTEGRADOR:
Atv. 2 *Formação dos grupos PA_
http://peadgravatai6.pbworks.com/Novos-projetos-de-Aprendizagens

Atv 3: postagem reflexão teoria e prática no Potifólio (semanalmente)

PSICOLOGIA:
• Atv. 4 Fórum dos estágios;
• Atv. 5 Aula 6: Método Clínico Piagetiano ( formar grupos)
• Atv. 6 Ler o material sobre as provas sugeridas.
• Atv. 7 Escolher e aplicar uma das provas sugeridas em uma criança de acordo com o roteiro descrito.
• Atv. 8 Postar os registros da atividade no webfólio (11/05)

EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS
ESPECIAIS:
Atv.9 *FÓRUM (Esta última semana segue com o tema da formação
dos professores para a inclusão)
* Atv. 10 Unidade 3: Parte A) A partir da pesquisa iniciada sobre a educação especial no seu município, ( esta sugere que a pesquisa já foi feita. Ao interpretarmos esta questão, à princípio nos perguntamos onde está a pesquisa, pois “A partir da pesquisa iniciada” indica que é só prosseguirmos de uma pesquisa...) escreva quais serviços especializados existem no mesmo e quantos alunos são atendidos por estes serviços. (01/05)
* Atv.11 (Parte B) ESTUDO DE CASO ( Devo enumerar aqui a atividade de estudarmos e leituras para aprendermos a fazer um estudo de caso? Pensando bem, não. Vamos partir de um princípio que buscarmos este conhecimento não demanda tempo ou deveríamos saber.) Vamos ao estudo de caso: Facilitaria se todos tivéssemos alunos com necessidades especiais, porém os que não têm ainda necessitarão de mais tempo para fazer as observações.

FILOSOFIA:
*Atv. 12 Assistir o filme “O Clube do Imperador”;( o filme é simplesmente maaaaaaaaaaaravilhoso!)
*Atv. 13 escrever um texto seguindo o roteiro da atividade encontrado no webfólio do rooda. (11/05)


QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA - B:
“Atividade A”
*Atv.14 Ler o texto,
*Atv. 15 Entrevistas e registro(4)
*Atv. 16 Texto/relato,
“ Atividade B”:
* Atv. 17 Leitura do texto Auto Imagem e Auto-Estima na Criança Negra:um Olhar sobre o seu Desempenho Escolar de Marilene Leal Paré,
* Atv. 18 Elaborar um pequeno texto, em torno de 03 páginas, destacando as relações dessas dimensões com o cotidiano da sala de aula e publique no Webfólio. ( postagem até 11/05)

Obs. 1: Algumas atividades não têm data e prazos claros no rooda e temos de procurar nas diversas páginas até encontrar as agendas.
Obs. 2: Tempo de realização da pesquisa para obter a lista das atividades em andamento ( em aberto: 2 h).

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Elisângela: é essencial que possamos desabafar e que bom que elegeste também o teu diário de bordo para isso! Este teu email para a lista serviu para reflexão e a partir disso creio que a direção e professores do PEAD encontraram uma boa solução quanto a estas dificuldades. Grande abraço, Anice.